Aldenir Courinos Lima
A criação do nosso hoje Estado de Rondônia, é bom relembrar a grande importância da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que consolidou a nossa tão almejada autonomia federativa.
Com a criação do Território Federal do Guaporé, pelo Decreto Lei, N° 5812 de 13 de setembro de 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, foi o primeiro passo.
Posteriormente através da Lei 2.731, de 17.02.1956, da iniciativa do abunãense, Auro Bringel de Mello, nascido em Presidente Marques (Vila do Abunã), aos 15.07.1924. Quando teve também a participação de Joaquim Vicente Rondon, sobrinho de Cândido Mariano da Silva Rondon e segundo governador do Território do Guaporé, depois eleito deputado federal (1955-1959), essa proposição depois de efetivada alterou o nome do novo Território Federal do Guaporé para Rondônia, em homenagem ao Marechal Candido Mariano da Silva Rondon.
Lembramos a efetivação para conquista do Novo Estado, teve a participação em 04/12/1975, do então Deputado Federal por Rondônia saudoso Dr. Jerônimo Garcia de Santana, apresentava o Projeto de Lei Complementar PLP 64/1976, através de ementa desejava a elevar o Território Federal de Rondônia a condição de estado, e determina outras providências.
Em maio de 1976, o Projeto chega a Comissão de Constituição e Justiça, tendo como relator o Deputado Federal por Rondônia Antônio Morimoto.
E finalmente, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos em lei complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981,
cria o Estado de Rondônia, e dá outras providências, consolidando a transformação, no Governo do Cel. Jorge Teixeira de Oliveira.
Uma particularidade Rondônia teve a frente do Governo a Sra. Janilene Vasconcelos de Melo, nomeada pelo presidente João Figueiredo, substituta do governador, a pedido de Jorge Teixeira em virtude de licença de saúde, de 3 de janeiro de 1984 até 15 de fevereiro de 1984, tornou-se então a primeira mulher a governar um estado em todo o país.
Os dados aqui mencionados são compilados de informações históricas existente de nosso hoje Estado de Rondônia.
Nosso intento é relembrar da iniciativa do Assessor Parlamentar pelo Estado do Amazonas, Abunãense, AURO BRINGEL DE MELLO (foto), formalizando projeto a ser encaminhado a Assembleia Legislativa do Amazonas pelo que reconhecemos seu trabalho efetuado e levando nossas homenagens.

