.webp)
Porto Velho, RO - Carismático e extremamente pontual, um cachorrinho caramelo apelidado de Chico (foto em destaque) foi intitulado funcionário do ano de um supermercado em Samambaia, no Distrito Federal. O motivo: além de ser um bom colega e estar “sempre alerta”, o vira-lata é o primeiro a chegar no local e só volta para casa quando o estabelecimento comercial fecha.
“As pessoas sempre comentam: ‘Chico nunca falta, ele está sempre no mercado’. E, de fato, ele chega aqui assim que o mercado abre e só vai embora às 20h30, quando fecha. Como moramos todos perto, ele volta para casa conosco”, contou Alessandra Souza, gerente do estabelecimento.
Segundo a funcionária, o cachorro pertence a uma moradora da região, que o resgatou das ruas, mas não deixa de “bater ponto no trabalho” e interagir com quem passa pelo local.
Conheça Chico:

Carismático e extremamente pontual, um cachorrinho caramelo apelidado de Chico foi intitulado o funcionário do ano de um supermercado em Samambaia, no Distrito Federal Material cedido ao Metrópoles
Ao Metrópoles a gerente contou que os clientes já se acostumaram com a presença do cachorrinho, e quando não o encontram no mercado, pedem explicação. “Certo fim de semana ele não apareceu e as pessoas começaram a perguntar “cadê Chico? O que aconteceu? Cadê o segurança de vocês?”, declarou, aos risos.
“Então, todos gostam muito dele. Lá na porta do mercado, por exemplo, ele é muito dengado. Todo dia alguém passa no mercado e deixa coxinhas, pão, fígado. Chico conhece todo mundo e fica na entrada do estabelecimento esperando falarem com ele”, disse.
De acordo com Alessandra, o vira-lata segue a mesma rotina há 2 anos, religiosamente. Mas engana-se quem pensa que o supermercado é o único destino do caramelo no dia. Antes de chegar ao “trabalho”, Chico passa em uma padaria e em um pet shop, onde é mimado pelos trabalhadores.
“Ele faz todo um percurso. É impressionante como sabe o horário de todo mundo. Quando abrimos o mercado, ele vai para o tapetinho dele, onde fica a vasilha de água e ração. Depois, toma banho de sol e volta para a entrada para receber os clientes”, detalhou a funcionária.
Alessandra contou à reportagem que a dona de Chico sabe para onde o cachorro vai todos os dias e, inclusive, gargalhou ao saber do título de funcionário do ano oferecido ao vira-lata. “Tudo comunicamos a ela e pedimos autorização, pois o Chico não é de rua, né? Ele tem casa, só que gosta de passar o dia no mercado ou passeando pela vizinhança. Ela [dona] riu muito quando viu a plaquinha [funcionário do ano] e o crachá dele”, comentou.
De acordo com a gerente, Chico começou a frequentar o mercado em 2021, acompanhando um casal de idosos. Enquanto os aguardava, do lado de fora, o cachorro era “presenteado” com petiscos. “Os dias foram passando e o Chico começava a ir ao mercado apenas pela manhã. Tempos depois, ficava conosco o dia todo. Hoje, ele chega pela manhã, come, deita na entrada do estabelecimento, dá voltinhas, volta, e fica com a gente até fecharmos o mercado”, finalizou Alessandra.
Fonte: Metrópoles