
Esperança é a única chave possível. “Não olhe para a grandeza do mal passado, mas para a grandeza do bem que se seguirá” (Thomas Hobbes).
BIG PÃO É EXEMPLO DE EMPREENDEDORISMO FEMININO
Um exemplo de empreendedorismo feminino é o realizado pela empresária Samira Biguinatti Valentim que criou uma empresa especializada em produtos de panificação. O principal produto de sua marca Big Pão é o
pão bolinha, porém também obtém muito sucesso com a venda de outros produtos, como o pão de forma, o pão de hot-dog e o pão de leite. O Big Pão pode ser encontrado na Rua das Flores, 413-Floresta, ou pelo e-mail biguinattis@gmail.com.
BANGALÔ CULTURAL
Como estamos falando em empreendedorismo é preciso também incentivar um novo negócio que surgiu no centro da cidade. Trata-se do Bangalô Cultural, que se localiza na Rua Dom Pedro II esquina com a Rogério Weber, bem na quina do lado da Praça das Caixas D’Águas. O nome é mesmo uma homenagem ao antigo Bangalô do Macalé, pois o proprietário trabalhou com ele quando existia. Uma cerveja bem gelada no fim de tarde ou ao meio-dia você pode beber debaixo de árvores e de um guarda sol, mas também pode fazer uma refeição por lá. O atendimento é muito bom. Pode ir lá comemorar os 109 anos de Porto Velho.
GOVERNO PUBLICA INCENTIVO TRIBUTÁRIO À EXPORTAÇÃO
O decreto nº 28.464/2023, publicado pelo Governo do Estado de Rondônia, simplifica o processo de exportação dos produtos rondonienses e busca estimular os negócios internacionais. Os dispositivos, que ficam acrescidos ao Decreto nº 12.988/2007, aprovam o regulamento de incentivo tributário a estabelecimentos industriais de Rondônia, pois o exportador passa a anular o débito de ICMS, que até então era debitado no ato da armazenagem dos produtos nos portos de outros estados, de forma simbólica, até a concretização da exportação, conforme as regras estabelecidas pela Receita Estadual. Com a nova redação, esta operação deixa de ser exigida e o empresário não terá que desembolsar o débito do imposto de uma operação que não é onerada. Porém o empresário terá até 180 dias, a contar da data de saída do produto, para comprovar a efetiva exportação. Caso contrário, o imposto terá de ser estornado acrescido de juros e multa de mora. O incentivo tributário engloba as indústrias da carne bovina, de pescado, laticínios, confecções, artigos do vestuário, artigos de couro, de madeira, produção de soja, e todas os que atendam aos objetivos do Programa de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Mineral (Prodic).
PRATO FÁCIL ATINGE NOVA MARCA
O programa Prato Fácil, criado há dois anos e quatros meses pelo Governo de Rondônia, chegou, na segunda-feira (25), na marca dos 2 milhões de refeições ofertadas para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos seis municípios em que está implantado. Ao todo são 38 estabelecimentos que fornecem refeições, ao custo de R$ 2,00 para os beneficiários, com o restante do custo complementado pelo governo.
A MORTANDADE DOS BOTOS NO LAGO TEFÉ
Apesar da pouca atenção dada pela grande imprensa para a morte dos botos que aconteceu na semana passada, e se estendeu até o fim de mês de setembro com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá registrando a morte de mais de 100 mamíferos aquáticos como o boto vermelho e o tucuxi, que viviam no lago Tefé, a imprensa informa que o ICMBio já mobilizou equipes de veterinários e servidores do seu Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) e da Divisão de Emergência Ambiental, além de instituições parceiras para apurar as causas das mortes. Pelo que se conjectura, apesar de não existirem causas confirmadas, há indícios de que o calor e a seca histórica dos rios estejam provocando as mortes de peixes e mamíferos na região. O ICMBio informou que “Protocolos sanitários foram adotados para a destinação das carcaças. O ICMBio segue reforçando as ações para identificar as causas e, com isso, adotar medidas para proteger as espécies”. E o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá promoveu um alerta à população das proximidades do Lago Tefé para evitar o contato com suas águas e o uso recreativo. Segundo o Mamirauá, em alguns pontos do lago a temperatura está ultrapassando a marca dos 39°, o que pode ser a causa das mortes e pode afetar as pessoas que se aventurarem a mergulhar no lago.
INADIMPLÊNCIA BATE RECORDE EM 13 ANOS
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de agosto, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o endividamento atingiu 77,4% das famílias brasileiras, o menor nível desde junho do ano anterior. No entanto, o nível de inadimplência cresceu, encerrando o mês em 12,7%, um recorde em 13 anos. O especialista em finanças, Renan Diego, explicou a inadimplência ainda ser tão elevada entre os brasileiros. “Os principais fatores que influenciam a alta inadimplência entre os brasileiros, são: economia desafiadora, juros altos, desemprego, redução da renda familiar, compras para terceiros e falta de educação financeira”. Para a CNC, pelo levantamento, este aumento da inadimplência está relacionado a alguns fatores, como a condição de renda e emprego e o aumento no custo das dívidas- agravado por novos padrões de acesso e concessão de limites de crédito em instituições financeiras e não financeiras.
COM TODOS OS PROBLEMAS BRASIL É O PRIMEIRO EM INOVAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
Segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o Sebrae, o Brasil está em 1º lugar no Índice Global de Inovação entre os países da América Latina. No ranking mundial, o país ocupa a 49º posição. Em comparação ao Índice Global de Inovação de 2022, o Brasil avançou 5 posições. Mas, segundo a CNI, o país ainda está abaixo do seu potencial como 10ª maior economia do mundo. A melhor posição do Brasil no ranking foi em 2011, quando estava no 47º lugar.
