E Bastiat disse isto no século XIXX! “O custo real do estado é a prosperidade que não temos, os empregos que não existem, as tecnologias que não temos acesso, os negócios que não são feitos e o futuro brilhante que nos é roubado”
(Claude Frédéric Bastiat). ESPETÁCULO TEATRAL FEZ SUCESSO NO FIM DE SEMANA
A agenda cultural para do fim de semana contou com a apresentação do espetáculo teatral “A Menina e a Roseira: O Nascimento de Jesus e a Santa Ceia do Senhor”. O evento aconteceu neste sábado (23), no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho. Promovido pela Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), o espetáculo retrata a história de Lisa, uma menina com deficiência visual, que descobre um antigo sítio, onde sua família se mudou. Na sua imaginação é transportada para um verdadeiro paraíso, um quintal negligenciado se transforma em um belo jardim, repleto de eventos mágicos que a fazem se sentir feliz .Roseira é a fiel companheira de Lisa, narrando a emocionante história do nascimento de Jesus. Juntas, vivenciam cada momento da jornada de José e Maria, participando ativamente do presépio vivente.
UNIR ASSINA CONTRATO PARA OPERAÇÃO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
Em reunião realizada na da segunda-feira (12) a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) assinou o contrato com a empresa cessionária do Restaurante Universitário (RU) do Campus de Porto Velho. A assinatura foi realizada entre o vice-reitor da UNIR, no exercício da Reitoria, professor Juliano Cedaro, com representantes da empresa Pupo cozinha Industrial Ltda., a vencedora do processo licitatório. Segundo Cedaro, “Este é um passo fundamental para a inauguração do nosso RU”. O proprietário da empresa Pupo, Márcio Mercês, ponderou sobre a complexidade de operação de um restaurante industrial, que tem a previsão para servir, desde seu início, até mil refeições diárias, cerca de 20 mil refeições por mês e afirmou que “Temos a experiência de outros RUs que operamos no Rio de Janeiro e no Nordeste, e uma equipe preparada. Agora estamos na fase de montagem os equipamentos e de preparação de toda a estrutura para então passar a operar”.
RONDÔNIA NO SALÃO NACIONAL DO TURISMO
O Sistema Fecomércio-RO marcou presença no Salão Nacional do Turismo, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O evento teve como objetivo principal mostrar a brasileiros e estrangeiros a diversidade dos atrativos turísticos do Brasil e sua diversidade. As apresentações do Sesc e Senac de Rondônia ocorreram no domingo, último dia do evento. O Senac levou ao workshop um dos principais produtos da gastronomia do Estado, o peixe. O prato, Ventrecha de Tambaqui ao molho de tambaqui, e salada de feijão Fradinho, foi preparado pela Chef Adriana Magnoler, ex-cheff de cozinha do Senac-RO. O Ventrecha de Tambaqui ao molho de tambaqui é um prato regional com forte apelo histórico e cultural, pois tem origem indígena e tem no seu preparo ingredientes e traços do modo de vida das comunidades da região. O tambaqui é um peixe típico da Região Amazônica cada vez mais difundido no País e foi premiado como “Melhor Novo Produto de Foodservice”, numa das maiores feiras de pescados da América do Norte, em Boston (EUA). A Chef Adriana Magnoler falando sobre a participação no Salão Nacional do Turismo afirmou que “Nossa missão não é apenas apresentar um prato típico da região, e sim fazer com que as pessoas tenham uma experiência gastronômica maravilhosa”.
FROTA DE ÔNIBUS DE PORTO VELHO RECEBERÁ ATÉ MARÇO 47 NOVAS UNIDADES
A Prefeitura de Porto Velho divulgou que contará em breve com a renovação de 47 ônibus para o transporte coletivo da capital. São veículos zero quilômetro que serão entregues em janeiro e março de 2024. Segundo a divulgação, com isto, a cidade terá a frota mais nova entre todas as capitais brasileiras. O prefeito Hildon Chaves esteve na fábrica Caio Induscar, uma das maiores fabricantes de carrocerias da América Latina, onde estão sendo produzidos os modelos de ônibus Apache Vip que serão entregues a Porto Velho.
REGIÃO NORTE, APESAR DA CRISE, TEM AUMENTO DE CONSUMO DOS SUPERMERCADOS
A Alelo, especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) realizou, no mês de novembro, uma pesquisa mostrando que o valor gasto em supermercados teve uma queda de 3,9% em relação a outubro (em termos reais), na esteira de um recuo de 3,0% no número de transações efetivadas no período em todo território nacional. Na comparação com o mesmo período no ano anterior (2022), as variações registradas pelos índices indicaram um aumento de 6,8% no valor gasto nesses estabelecimentos, e um crescimento de 5,6% na quantidade de transações efetivadas. Em contraste, no segmento de restaurantes, os últimos resultados indicam que o valor gasto pelas famílias nesses estabelecimentos registrou uma queda de 3,8% em relação a outubro (já descontada a inflação), em paralelo a um declínio de 4,3% no número de transações efetivadas. A região Norte teve elevação no consumo em supermercados (+15,3%), por nos restaurantes, houve o declínio no valor transacionado, entre novembro de 2022 e novembro de 2023, abrangendo, na média, uma queda de -1,7%.
SICOOB FRONTEIRAS RECEBE SELO INSTITUTO SICOOB PELA PRIMEIRA VEZ
Anualmente, o Instituto Sicoob reconhece projetos desenvolvidos pelas cooperativas do Sistema Sicoob, estimulando e fomentando iniciativas que buscam a construção de soluções coletivas. Com o ‘Selo Instituto Sicoob’, o objetivo é mapear e reconhecer essas iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável das comunidades, a formação de líderes cooperativistas e a difusão da cultura cooperativista. Entre as ações e iniciativas reconhecidas em 2023, está um projeto desenvolvido pela cooperativa Sicoob Fronteiras, com atuação em Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com foco no Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, o Sicoob Fronteiras promoveu a campanha “Doe um brinquedo e ganhe um sorriso”, chancelada com o ‘Selo Instituto Sicoob’. O resultado da campanha foram mais de 2 mil brinquedos arrecadados e mais de 3 mil crianças alcançadas com toda a ação, que envolveu ainda um dia de muita diversão. Cada agência da cooperativa, nos três estados onde está presente, realizou um dia de atividades ao ar livre, promovendo a interação entre as crianças da comunidade. O dia contou com pula-pula, pintura facial, brincadeiras e muitas outras atividades recreativas.