
Eu que nem compreendi muito estou quase um minimalista. “Quase nada de material é necessário para aquele que compreendeu a existência” (Marco Aurélio).
BIBLIOTECA FRANCISCO MEIRELLES COMPLETA 50 ANOS DE CRIAÇÃO
É um prazer registrar que a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles completa 50 anos de criação neste sábado (30). Instituída pelo saudoso, e querido médico Jacob Freitas Atallah, a biblioteca foi inaugurada no dia 24 de janeiro de 1975, apesar de criada pelo Lei nº 85, de 30 de dezembro de 1973. O nome do sertanista Francisco Meirelles, defensor dos povos indígenas e com atuação destacada pelas expedições realizadas na Amazônia, foi escolhido com justiça. Hoje, a biblioteca, que passou por melhorias e modernização, possui um acervo de mais de 60 mil exemplares, e oferece uma variedade de títulos, desde temas acadêmicos a romances e literatura infantojuvenil. Hoje com um acervo catalogado, salas climatizadas, e com atendimento especializado para pessoas com deficiência visual, inclusive com a tecnologia dos óculos OrCam MyEye, que escaneia e transforma textos em áudio, além de uma sala de braile, se destaca pelo excelente atendimento.
PROAMPE ALCANÇA A MARCA DE R$ 100 MILHÕES INVESTIDOS EM MICROCRÉDITO
O Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia (Proampe) alcançou a marca de R$ 100 milhões em operações de microcrédito produtivo orientado em 2023. A iniciativa, do Governo do Estado, proporciona acesso ao crédito para micros e pequenos investimentos que variam de R$ 300,00 a R$ 100 mil, com prazo de até 36 meses (incluindo uma carência de até 6 meses) e juros acessíveis de 0,5% ao mês, mais a taxa Selic. O Proampe é uma política pública realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), e se consolidou como uma ferramenta essencial para o acesso ao crédito pelos pequenos negócios em Rondônia. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves, expressou sua satisfação com os resultados obtidos afirmando que “Esta iniciativa não apenas fornece recursos financeiros, como também promove qualidade de vida, renda e emprego, dignidade ao empreendedor, estimulando a economia local e consolidando Rondônia como um ambiente propício para os negócios”. Em 2023, o Governo de Rondônia também anunciou o lançamento de duas novas vertentes. O Proampe Delas, em maio, e o Proampe Agro, em novembro, ampliando ainda mais o alcance do programa, atendendo às necessidades específicas de mulheres empreendedoras e de famílias do setor agropecuário no Estado.
AS DEZ CIDADES QUE MAIS INVESTIRAM EM SAÚDE NO NORTE EM 2022
Segundo a publicação MultiCidades-Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), os 10 municípios da Região Norte que mais investiram em saúde em 2022 foram encabeçados por capitais, como Manaus (AM), que tem 2 milhões de habitantes e investiu R$ 1,3 bilhão em saúde e Belém (PA), com R$ 1,1 bilhão investidos em seus 1,3 milhão de habitantes. Surpreendente é Parauapebas (PA), com uma população bem menor, de 266.424 habitantes, ter despesas com saúde na casa dos R$ 523 milhões e ocupar o 3º lugar. Depois vem Porto Velho (RO), com R$ 485,5 milhões para seus 460.413 habitantes. A capital de Roraíma, Boa Vista (RR) assume o quinto lugar no ranking de 2022, com R$ 364,4 milhões investidos em 413.486 habitantes. Em seguida, aparece a capital Palmas (TO), que tem 302.692 habitantes e investiu R$ 357,9 milhões em saúde. Em sequência, os municípios paraenses de Ananindeua, com R$ 303,9 milhões; Marabá, com R$ 303,1 milhões; Canaã dos Carajás, com R$ 238,7 milhões; e Santarém, com R$ 232,7 milhões, finalizam a lista das 10 maiores despesas com saúde da Região Norte, em 2022.
JUROS ENGORDAM A DÍVIDA PÚBLICA
O Tesouro Nacional apontando que a Dívida Pública Federal (DPF) subiu 2,48%, em termos nominais (sem descontar a inflação), no mês passado, passaram de R$ 6,172 trilhões, em outubro, para R$ 6,325 trilhões, em novembro, uma alta de R$ 153,11 bilhões. È preciso notar que, em outubro, a DPF já havia registrado uma alta de 1,58%, passando de R$ 6,028 trilhões, em setembro, para R$ 6,172 trilhões, devido ao baixo volume de vencimentos de títulos. Ainda assim, mesmo com o resultado de novembro, a Dívida Pública Federal continua abaixo do previsto. O Plano Anual de Financiamento (PAF), apresentado no fim de janeiro, previu que o estoque da DFF encerraria 2023 entre R$ 6,4 trilhões e R$ 6,8 trilhões. Ocorre que, segundo o Tesouro Nacional, o aumento de R$ 153,11 bi em relação ao mês anterior ocorreu devido à emissão líquida de R$ 109,26 bilhões e à apropriação de juros de R$ 43,84 bilhões. No ano, o total de juros apropriados atingiu R$ 553,55 bilhões. E é preciso anotar que instituições financeiras seguem como principais detentoras da Dívida Pública Federal interna, tendo ampliado de 28,3% para 28,9% a participação no estoque da dívida, que, com isto, totalizou R$ 1,75 trilhão. Os fundos de investimento também ampliaram o estoque da dívida, que passou de R$ 1,39 trilhão, em outubro, para R$ 1,42 trilhão em novembro, porém manteve a mesma participação percentual (23,45%), segundo a Agência Brasil.
NATAL FOI BOM PARA OS SHOPPINGS CENTERS
É quando se observa, na comparação, o índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e o índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS), ambos da Associação Brasileira de Shopping Centers, que, na semana de 19 a 25 de dezembro, enquanto os shoppings tiveram crescimento nas vendas, de +0,6%, totalizando uma receita de R$ 5,63 bilhões no período, a maior desde 2019, o varejo total e das lojas de rua tiveram uma queda de 0,9% e 2%, respectivamente. Ou seja, a grande massa dos varejistas não tiveram um bom desempenho no Natal.
