O CBMRR atua por meio de trabalho preventivo, de resposta e de assistência desde o início da constatação da estiagem em 2023. Neste momento, o foco é atender a população atingida de forma mais drástica pela seca e pelos focos de incêndios, nas situações em que ocorreu a perda da capacidade de produção de alimentos.
Até o momento, por meio do MIDR (Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional), foram destinados cerca de R$ 6 milhões para a aquisição das cestas básicas e outros R$ 350 mil para a locação de caminhões-pipa, para atender 14 municípios do Estado de Roraima que decretaram situação de emergência devido à seca e aos focos de incêndio. A ideia é iniciar pelos pontos mais atingidos ainda esta semana.
Ainda no combate à estiagem, a Defesa Civil Estadual realizou ações para minimizar as consequências ocasionadas pela seca. Iniciaram, ainda em março, as escavações de bebedouros animais no interior do Estado. Para as ações, são utilizadas escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, pás carregadeiras e caminhões com carroceria.