Não gaste seu verbo à-toa. “A verdade só deve ser dita áqueles que querem ouvi-la”
(Senêca).
SEM FALSAS INTERPRETAÇÕES, POR FAVOR
Definitivamente o Brasil não é para amadores. Leio estarrecido que a cachorrada tinha tomado conta dos lares brasileiros! A população canina, atual, é de cerca de 67,8 milhões de animais. De longe, a maior quantidade de pets no país. Porém, vejam vocês o que está acontecendo: nos últimos anos os gatos cresceram 6%, os peixes 4% e os cachorros somente 3,5%.É verdade que os gatos, em população, ainda são apenas cerca de 33,6 milhões, mas, com o crescimento, não se enganem, corremos o sério risco de, depois da cachorrada termos os tempos dos gatos. Não me interpretem mal, por favor, nada de tempos da gatunagem. Com todo o crescimento os gatos são metade dos cachorros. Gosto muito de ambos os bichinhos. Não de cachorrada ou gatunagem. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
FECOMÉRCIO-RO É DESTAQUE NO PROGRAMA ATENA DA CNC
Um programa idealizado pelo Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Dr. José Roberto Tadros, o Programa Atena, destina-se a incentivar, valorizar e reconhecer as Federações e Sindicatos Empresariais, destacou com premiações as 10 principais Federações a nível nacional. A Fecomércio Rondônia foi uma dos grandes destaques na premiação com quatro premiações, o Prêmio Sabedoria Atena 2023, o Prêmio Top 10 Alunos das Federações e dois Prêmios por Liderança, das colaboradoras, Cileide Macedo consultora executiva e Rosalva Ferreira, coordenadora sindical. O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, que parabenizou o presidente nacional Tadros pela implantação do inovador Programa Atena que tem levado conhecimento aos Sindicatos Empresariais e Federações fortalecendo ainda mais a representatividade, está muito feliz com o desempenho de sua equipe e não poupou elogios aos seus colaboradores.
SENAI-RO AUXILIA EMPRESAS VIA BRASIL MAIS PRODUTIVO
Em Rondônia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RO) irá executar duas ações do novo programa Brasil Mais Produtivo, com o objetivo de auxiliar empresas em seu processo produtivo: “Manufatura Enxuta”, que visa identificar desperdícios e acompanhar a implementação de um plano de ação para eliminá-los e “Eficiência Energética”, que busca otimizar o consumo de energia e reduzir custos. Ambas as ações oferecem consultorias, com trilhas de cursos em aperfeiçoamento profissional, realizados pelo Sebrae e executados pelo SENAI. As trilhas de aperfeiçoamento visam capacitar os colaboradores para que possam implementar e manter as melhorias alcançadas. Segundo José Rafael, gerente de Tecnologia do SENAI e interlocutor do Programa “para participar, as empresas devem se inscrever na plataforma Brasil Mais Produtivo e manifestar interesse em uma das ações do programa. O cadastro é espontâneo e as que se inscreverem mais cedo terão mais chances de participar do programa”. A meta para Rondônia em 2024 é atender 33 empresas que terão como benefícios: eliminação de desperdícios de produção no chão de fábrica, redução de custos, aumento da produtividade, maior competitividade e capacitações alinhadas à manutenção dos benefícios. Após a conclusão do curso de aperfeiçoamento profissional, os colaboradores podem continuar sua capacitação nos módulos setoriais específicos para as empresas atendidas, como metalmecânica, confecção e alimentos.
IDEP OFERTA CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS ATÉ O PRÓXIMO DOMINGO (7)
O Governo de Rondônia está com inscrições abertas para cursos técnicos, até o dia 7 de abril. As aulas, executadas pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) serão, em Porto Velho, nos polos Orlando Freire e Flora Calheiros, e na Escola Técnica Estadual (Etec). As inscrições podem ser realizadas pelo site da instituição de ensino profissionalizante na publicação da programação, meio pelo qual o candidato também encontra todas as informações necessárias para se matricular. Segundo também divulgado foram lançados recentemente 14 cursos técnicos gratuitos, em Porto Velho, com 24 turmas, o que demonstra a expansão do ensino profissionalizante, com o intuito de ampliar as chances do cidadão ter oportunidade de trabalho ou abrir o próprio negócio.
PIB, SEGUNDO BC COM BASE NO MERCADO, TERÁ UM CRESCIMENTO DE 1,89% EM 2024
O Boletim Focus desta semana prevê um crescimento de 1,89% para economia brasileira. Para 2025, a expectativa do Produto Interno Bruto é de um crescimento de 2%. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro também projeta a expansão do PIB em 2%, para os dois anos. A previsão de cotação do dólar está em R$ 4,95 para o fim deste ano. No fim de 2025, a previsão é que a moeda americana fique em R$ 5,00. Já a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024 permaneceu em 3,75%. Para 2025, a projeção da inflação ficou em 3,51%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 3,5% para os dois anos.