O meu também não. “E se não der certo, meu coração é esperto. Não vai parar de bater”
(Cazuza). RONDÔNIA POSSUI 329,3 MW DE POTÊNCIA INSTALADA DE ENERGIA SOLAR
Rondônia acaba de registrar 329,3 megawatts (MW) de potência instalada na geração própria de energia solar. Os dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), revelam que o estado possui mais de 26 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 52 cidades, ou seja, 100% dos seus municípios. São, portanto são mais de 33 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica. Para ampliar a sustentabilidade no estado, a ABSOLAR recomenda a criação e ampliação de programas, políticas e mais incentivos locais para o avanço da energia solar, incluindo, por exemplo, a inclusão da tecnologia fotovoltaica nos prédios públicos em geral, nas casas populares e nos programas de universalização de acesso à eletricidade.
ABERTO PROCESSO ELEITORAL PARA VICE-REITOR DA UNIR
Anunciado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) o processo de consulta à comunidade universitária para a escolha do próximo vice-reitor para a gestão 2024-2028. O edital do processo eleitoral está disponível no site da instituição e as inscrições de candidaturas devem ser encaminhadas via processo no Sistema SEI até dia 1º de julho de 2024, com todos os documentos exigidos no edital. Só poderão concorrer ao cargo de vice-reitor os docentes pertencentes à carreira de magistério superior ocupantes dos cargos de professor titular; associado nível 4, ou que sejam portadores/portadoras do título de doutorado, com validade nacional, independentemente do nível, da classe ou do cargo ocupado. A votação para o cargo será feita no dia 07 de agosto próximo.
SENAI FORMA NOVOS PROFISSIONAIS NAS ÁREAS DE VESTUÁRIO E CONSTRUÇÃO
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), por meio do Programa Vencer, resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado de Ação Social (SEAS), colocou no mercado 15(quinze) alunos do curso de Mestre de Obra e 21 do curso de Costureiro Industrial do Vestuário. Os alunos receberam seus certificados de conclusão em solenidade ocorrida no complexo do SESI, em Porto Velho. A professora do curso de costura, Maria Aparecida Ramiro, destacou que os alunos não só dominaram o conteúdo programático do curso, que incluiu técnicas e exercícios básicos, como também aprenderam a operar máquinas overloque e galoneira, além de realizar enfiamentos, trocas de agulha, ajuste de pontos e o conhecimento de peças e mecânica básica. E explicou que “Além dessas habilidades, os alunos confeccionaram pijamas infantis, camisetas, regatas, aprenderam a pespontar, fazer barra, acabamentos, casear, pregar botão”. Também informou que foi oferecido um módulo sobre empreendedorismo e que um grupo de alunas decidiu criar peças que não previstas, como jalecos e aventais. “Algumas alunas já tinham experiência prévia com máquinas de costura, então permiti que fossem além e usassem a criatividade para produzir peças diferenciadas, com resultados muito positivos”, afirmou.
PORTOS DO NORTE EXPORTAM 66,5 MILHÕES DE TONELADAS
As exportações brasileiras via portos do Arco Amazônico alcançaram 66,5 milhões de toneladas de carga no 1º quadrimestre de 202, segundo o Painel do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), consolidados no mês de junho. Deste total, foram exportadas pelos portos do Arco Amazônico 46 milhões de toneladas de minério de ferro, 13 milhões de toneladas de soja e 2 milhões de toneladas de milho. O valor total é 5,3% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram transportadas 63 milhões de toneladas – de janeiro a abril de 2023. Segundo a Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT), os números comprovam o crescimento que o setor nos últimos dez anos. Para Flávio Acatauassú, diretor presidente da AMPORT, “Os portos do Arco Norte vem apresentando crescimento ascendente nos últimos anos. Temos uma vocação natural na nossa região, com rios navegáveis e vemos nossas exportações crescerem ano a ano. Somos competitivos do ponto de vista da logística e temos expertise em oferecer soluções mais econômicas e viáveis para nossos clientes”.
CELULARES DOMINAM RELACIONAMENTO FINANCEIRO
O 2° volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024 (ano-base 2023), da Deloitte, mostrou que, entre 2019 e 2023, as transações via smartphones cresceram 251%, enquanto o volume de transações totais dobrou e as movimentações pelo smartphone cresceram 3.5 vezes no país. Por isto o celular é o instrumento preferido dos brasileiros para relacionamento financeiro, com sete em cada dez transações bancárias sendo realizadas por este meio. De acordo com a AppsFlyer - líder mundial em mensuração e análise de dados para aplicativos - os apps de Finance tiveram um aumento de 68% nas conversões vindas de remarketing no 1] trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, por conta dos investimentos das empresas em incentivos a realizarem ações dentro das plataformas de conversão.