
Quem disse foi ele e nunca se casou. “As únicas mulheres com quem vale a pena casar são aquelas que não são confiáveis como esposas” (Cesare Pavese).
RESGATE DE ALEVINOS DE PIRARUCU NO LAGO DO CUNIÃ
Sem dúvida ações muito importantes estão sendo realizado para minorar os problemas da seca hídrica. Entre elas não há como não destacar o trabalho de regaste de alevinos de Pirarucu (Arapaimas gigas) na Resex Lago do Cuniã, que estão em lagos isolados, formados, inesperadamente, pela seca. As atividades, que serão desenvolvidas pelas equipes técnicas da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), a Cooperativa de Moradores, Agricultores, Pescadores e Extrativistas da Resex do Lago do Cuniã (Coopcuniã), Associação dos Moradores Extrativista Produtores Rurais da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã (Asmocun), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec). A dinâmica de trabalho ocorre em duas fases, sendo a primeira, agora, em agosto, de 26 a 31, e a segunda de 16 a 21 de setembro deste ano. dado a urgência que exige a ação, haja vista que, a seca severa tem ameaçado a vida aquática e a sustentabilidade dos recursos pesqueiros, que são fundamentais para a subsistência das comunidades ribeirinhas e tradicionais locais. É uma ação fundamental para conservação e preservação da espécie, bem como manter os trabalhos da cadeia produtiva.
EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA MELHOROU
Embora comemorado pelo Governo do Estado os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 não foram tão bons assim. É certo que a pontuação de 5,6 nos anos iniciais do ensino fundamental, 4,8 nos anos finais e 4,2 no ensino médio, é, no fim, um bom resultado, mas, no geral, na comparação, o resultado de 5,6, mesmo sendo um avanço, é, por exemplo, menor do que dos estados do Amazonas (5,8) e do Acre (5,7) e igual aos do Mato Grosso e Tocantins (5,3), ou seja, somente supera na região Roraíma (5,5) e o Para (5,1) e Amapá (5,0). Assim ocupa, de fato, no ranking, a 19ª posição, ou seja, ainda tem muito o que avançar para que a nossa educação possa ser citada como de qualidade. Basta ver que o IDEB maior, o do Paraná é de 6,7 e até o décimo primeiro colocado todos tem, no mínimo, o IDEB de 6,0. E, enquanto o nosso avanço, desde 2005 em pontos ganhos, até aqui foi de 2 pontos, Alagoas cresceu 3,5; o Ceará, 3,4; O Piauí, 3,1; a Paraíba, 2,7; Pernambuco e até o Maranhão, 2,5. Claro que, considerando a pandemia, que não se pode esquecer, é um bom resultado, mas precisa melhorar muito ainda.
CAPACITAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO PARA OS JOVENS DA AMAZÔNIA LEGAL
Até o próximo dia 9 de setembro, estarão abertas as inscrições para o Gênese, programa gratuito para incentivar o empreendedorismo da região amazônica. Podem participar do Gênese, maiores de 16 anos, estudantes do ensino técnico, universitários, pós-graduandos, empreendedores ou interessados pelas temáticas abordadas residentes nos nove estados da Amazônia Legal. Com duração de três semanas, por meio de uma metodologia gamificada, os participantes terão contato com conteúdos sobre inovação, bioeconomia e negócios de impacto, e serão estimulados a desenvolver ideias e soluções para a bioeconomia e que contribuam para a valorização da floresta em pé. Os cinco participantes mais engajados e que se destacarem nas atividades do Gênese serão convidados para a “Aventura Imersiva no Ecossistema de Inovação de Florianópolis/SC”, acompanhados pelos organizadores do Programa Gênese. A viagem está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2025, com data a definir e terá duração aproximada de 5 dias. As inscrições online podem ser feitas pelo link https://genese.jornadaamazonia.org.br/.
COM AUMENTO DOS IMPOSTOS TUDO VAI FICAR MAIS CARO PARA TODOS
O desastre anunciado está se consumando. A reforma tributária que, supostamente, deveria ser para tornar o recolhimento mais fácil e buscar um, no mínimo, estabilidade da carga tributária, anunciado pelo ministro da Fazenda, terá o mais alto IVA (Imposto sobre Valor Agregado) do mundo com alíquota de 28%. Um IVA mais alto ainda, como se pretende, é preocupante na medida em que se trata de um imposto regressivo, ou seja, proporcionalmente, os mais pobres pagam mais do que os ricos. Assim o poder de compra da população com menor poder aquisitivo, já não bastasse a deterioração que a inflação impõe, será muito prejudicado. É prática antiga dos governos sustentar uma máquina pública ineficiente, e perdulária, por meio do aumento de impostos. Hoje, no entanto, a carga tributária já sufoca o crescimento econômico, enquanto o governo nada faz para impedir o crescimento das despesas, nem melhora seus gastos, demonstra uma voracidade enorme em relação ao aumento de impostos o que vai tornando a carga tributária insustentável, em especial sobre a classe média e os mais pobres. Em suma, o IVA em 28% tem um efeito devastador. Vai tornar tudo mais caro para todos. E não resolverá nada com um máquina pública insaciável a requerer sempre mais recursos dos contribuintes, de forma que todos pagam mais por serviços públicos de baixa qualidade. O governo, além de não ajudar em nada, está piorando a situação com políticas públicas ineficazes e aumento dos impostos.