
Não subiu à-toa. “Uma pessoa para subir tem que ter a humildade de saber cair quantas vezes for necessário” (Silvio Santos).
EDITAL DE ARRENDAMENTO PROVISÓRIO DE ÁREAS DE OPERAÇÃO DO PORTO DE PORTO VELHO
Através do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2024, a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) está oferecendo às empresas a oportunidade de arrendamento transitório de duas áreas operacionais no Porto de Porto Velho. Com um total de 22.537 m² disponíveis, o edital abrange a área PVH 01, de 16.483 m², e a Área 10, de 6.054 m². O processo visa à celebração de Contrato de Transição entre o arrendatário e a SOPH. As áreas estão localizadas em área estrategicamente posicionada em frente ao cais flutuante, com possibilidade para operar com diferentes tipos de cargas, sendo elas granéis sólidos, granéis líquidos ou cargas gerais. Entre os critérios de avaliação das ofertas estão o valor mensal pela área ocupada, valor mensal pela expectativa de movimentação de cargas, potencial de receitas tarifárias ao Porto e potencial de investimentos na infraestrutura. É uma iniciativa que pretende fortalecer nossa infraestrutura logística portuária. As empresas interessadas têm até o dia 1º de novembro de 2024 para enviar suas propostas, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 10 de outubro desse ano. O edital completo e seus anexos estão disponíveis no site da SOPH https://rondonia.ro.gov.br/soph/noticias/processo-seletivo-simplificado/.
O POLÊMICO HORÁRIO DE VERÃO
Não foi ainda definido oficialmente a volta do horário de verão, mas é um assunto que cria polêmica, embora o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que sugeriu o retorno, estime uma economia de R$ 400 milhões com uma diminuição de até 2,9% da demanda máxima de energia elétrica para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), entre os meses de outubro e fevereiro. O Ministério de Minas e Energia. Efetivamente a medida, independente das visões, tem razão de ser, em especial numa crise hídrica, mas tem uma oposição quase tão grande quanto a aprovação por causa de modificação que cria nas rotinas e pelo fato de que no Brasil, um país continental, com quatro fusos, cria dissincronia entre as regiões afetando diversos tipos de operações, em especial para locais como Acre e Rondônia. Porém, além da economia de energia, há setores do comércio e os bares, por exemplo, que aumentam o faturamento com as medidas, pois a extensão do período com luz natural incentiva as pessoas a permanecerem nas ruas e fazer compras depois do horário de trabalho. O deve mesmo ser adotado, porém, de forma regionalizada. Ou seja, direcionado para as regiões onde faz todo sentido e há grande economia de energia.
DIA DO PROFESSOR
Neste dia 15 de outubro se comemora o dia do Professor. Consolação deles: é feriado escolar. Também irão receber uma enxurrada de mensagens dizendo como são importantes, como são a base da criação do futuro, enfim todas essas baboseiras que sempre dizem. A realidade dos professores, porém é trágica: com uma vida cada vez mais difícil, as condições de trabalho pioraram e as cobranças são muito maiores. E lembrando Chico Anysio: e o salário Ó! E a tendência, com as aulas por internet e EAD, é só piorar. Dizem alguns que até de desaparecer. Mas, neste dia 15, com certeza, serão lembrados, mas não devem esperar aumento nem um pix.
YAMAHA CELEBRA MARCA DE 5 MILHÕES DE MOTOS NO PIM
A Yamaha, que se estabeleceu no Polo Industrial de Manaus (PIM) em 1985, é uma das líderes no segmento de duas rodas do polo que é responsável por 96% da produção nacional de motocicletas. Neste ano a empresa comemorou um marco histórico na sua trajetória: a produção atingiu a marca de 5 milhões motos. Em discurso na comemoração o secretário-executivo da Sedecti, Gustavo Igrejas, afirmou que “A Yamaha está comemorando a produção de sua moto número 5 milhões aqui no Polo Industrial de Manaus, um marco significativo para a empresa e para o segmento de duas rodas, o setor mais forte da Zona Franca, que representa 30% do PIM, tanto em investimento e faturamento, quanto em geração de empregos”. Na cerimônia, os convidados presenciaram a saída da moto 5 milhões, da ponta da linha de montagem até o auditório. A unidade foi assinada pela alta diretoria da empresa e permanecerá em exposição. A Yamaha também vai lançar, em janeiro de 2025, a primeira scooter elétrica do mercado brasileiro, a Neo’s, em linha com a nova tendência global deste segmento.
A DESCRENÇA DOS BRASILEIROS COM SEUS REPRESENTANTES
O Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) divulgou parte da Pesquisa Nacional sobre Democracia, um trabalho em parceria com o Ipec que aborda a percepção da população sobre diferentes questões políticas nas cidades. O estudo entrevistou 2.000 pessoas com 16 anos ou mais, em 130 municípios, de forma presencial e online, entre os dias 5 e 9 de setembro de 2024. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro, de 2% pontos para mais ou para menos. Um dos dados mais relevantes mostra que o número de pessoas que não querem participar da vida política local subiu para 80% em 2024 - era 76% em 2022. Para a maior parte dos entrevistados, melhorar a qualidade da saúde devia ser a prioridade de um político; em segundo lugar, melhorar a qualidade da educação e, em terceiro, incentivar a geração de empregos. Também se investigou o grau de confiança nos políticos e representantes de outros setores sociais e econômicos. A maior a parcela de pessoas não confia ou confia pouco nos representantes avaliados. O presidente da República registra a maior nota média, enquanto o menor indicador é observado em relação aos Ministros do STF.