Empresa comemora aniversário em fevereiro; saiba mais da sua história

34 anos de Blizzard: A jornada da gigante dos games que começou em 1991
Foto: Reprodução/Blizzard
A Blizzard Entertainment é uma das desenvolvedoras de jogos mais icônicas da indústria de videogames, conhecida por franquias como Warcraft, StarCraft, Diablo, Overwatch e Hearthstone. Sua história é marcada por inovação, sucesso e, nos últimos anos, polêmicas.
São mais de trinta anos de história e agora você confere aqui no Game On um resumo da trajetória da empresa, que até hoje continua sendo um dos nomes mais importantes do mercado.
Fundação e primeiros anos
A Blizzard foi fundada em 8 de fevereiro de 1991 originalmente sob o nome Silicon & Synapse, por Michael Morhaime, Frank Pearce e Allen Adham, portanto comemorando hoje 34 anos de existência. Inicialmente, a empresa trabalhava apenas portando jogos de outras desenvolvedoras para diferentes plataformas.
Em 1993 o estúdio começou o desenvolvimento do seu próprio software, com os jogos The Lost Vikings e Rock n’ Roll Racing, que foram muito bem recebidos. Em 1994, mudou brevemente o nome para Chaos Studios, mas logo adotou Blizzard Entertainment depois de ser comprada pela já extinta distribuidora Davidson & Associates.
Ascensão com Warcraft e Diablo
O ano de 1994 também marcou o primeiro grande sucesso da empresa, que veio com o clássico Warcraft: Orcs & Humans, um dos primeiros jogos de estratégia em tempo real, introduzindo vários elementos e inovações que são usados até hoje no gênero que é bastante popular. A sequência, Warcraft II: Tides of Darkness, lançada em 1995, consolidou a empresa e a franquia como uma das mais populares do gênero. Os dois jogos ganharam versões remasterizadas no final do ano passado.
Em 1996, a Blizzard lançou outro título que aumentaria ainda mais a sua popularidade com os gamers: Diablo, um RPG de ação com visão isométrica sombrio e revolucionário, que se tornou um sucesso imediato. Entre suas inovações estava um sistema de dungeons geradas aleatoriamente, coleta de itens poderosos (loot), jogabilidade fluida com ação em tempo real e um estilo hack and slash viciante. A história se passa no mundo fictício de Santuário, onde os jogadores enfrentam demônios, mortos-vivos e outras criaturas das trevas em uma luta entre o Céu e o Inferno.
Junto com o jogo, a Blizzard também lançou a Battle.net, uma plataforma online que permite que os jogadores acessem e joguem títulos da empresa, além de interagir com amigos e participar de partidas multiplayer. Foi uma das primeiras redes de jogos online integradas diretamente nos games, revolucionando a forma como os jogadores se conectam. Em 2000, Diablo II ampliou o sucesso da série, sendo um dos RPGs mais aclamados da história, que está em sua quarta edição atualmente.
A explosão de World of Warcraft
Após três jogos seguidos, a Blizzard lançou em 2004 World of Warcraft, um MMORPG (Jogo de RPG Online Massivo para Múltiplos Jogadores, em português) que redefiniu o gênero e quebrou recordes de assinantes. Ambientado no universo de Warcraft, o jogo permite que milhares de jogadores explorem um mundo vasto e interajam em tempo real, completando missões, batalhando contra inimigos e participando de guerras entre facções.
World of Warcraft definiu o gênero de MMORPGs e até hoje continua sendo um dos jogos mais influentes da história, mantendo uma base fiel de jogadores. Com eventos ao vivo, novas expansões e uma rica história, WoW segue evoluindo e atraindo novos fãs do mundo todo, sendo uma das principais franquias da Blizzard.
Durante essa época, a Blizzard se fundiu com a Vivendi Games e, posteriormente, com a Activision, formando então a Activision Blizzard em 2008.
Expansão e novos sucessos
Em 2015 lançou Heroes of the Storm, um MOBA (Arena de Batalha Multijogador Online) reunindo personagens das suas principais franquias, tentando competir com League of Legends e Dota 2 que dominavam o mercado, mas não obteve muito sucesso.
O ano de 2016 marcou a chegada de Overwatch, um jogo de tiro em primeira pessoa baseado em heróis (gênero também conhecido atualmente como Hero Shooter) que se tornou um fenômeno global e ganhou vários prêmios. O jogo se destacou por sua jogabilidade dinâmica, elenco diverso de personagens e forte foco em trabalho em equipe, e com a sua segunda edição continua sendo um dos FPS em equipe mais influentes da atualidade.
Crises e polêmicas
Após anos de ascensão meteórica, em 2019 a empresa enfrentou grandes críticas e diversas polêmicas, começando ao punir um jogador que apoiou os protestos de Hong Kong (devido a um controverso projeto de lei) em uma transmissão de Hearthstone.
Em 2021, a empresa foi processada por assédio e discriminação no ambiente de trabalho, acusada de manter um "clube do bolinha" onde mulheres sofriam assédio sexual, discriminação e tinham menos oportunidades de crescimento na empresa, o que resultou em demissões e mudanças na liderança da empresa. Neste mesmo ano, a empresa fechou um acordo de US$ 18 milhões para indenizar as vítimas.
A Blizzard, que antes era vista como uma referência na indústria dos games, sofreu um grande abalo em sua reputação com este episódio. Desde então, a empresa tem tentado reformular sua cultura e recuperar a confiança da comunidade e dos funcionários.
Aquisição pela Microsoft

Foto: Reprodução
Em 2023, a Microsoft concluiu a compra da Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, um dos maiores negócios da indústria dos games, tornando a empresa parte do ecossistema Xbox. Atualmente, a Blizzard continua trabalhando em novas expansões para WoW, no suporte a Diablo IV e Overwatch 2, e no desenvolvimento de novos jogos e atualizações.
A Blizzard já foi sinônimo de qualidade e inovação, e apesar de nos últimos anos ter a sua reputação abalada, ainda continua sendo uma das desenvolvedoras mais influentes da indústria.
https://www.terra.com.br/gameon/34-anos-de-blizzard-a-jornada-da-gigante-dos-games-que-comecou-em-1991,e7d3a25b44cecba0f11a745a47719b28h06yyll6.html?utm_source=clipboard
