
Agir é preciso, se espreguiçar não é preciso. "Mais vale agir na disposição de nos arrependermos do que arrependermo-nos de nada termos feito"(Giovanni Boccaccio).
HOSPITAL REGIONAL DE GUAJARÁ-MIRIM SERÁ INAUGURADO EM BREVE
Anunciado pelo governo de Rondônia que, em breve, deve entregar à população de Guajará-Mirim um dos mais modernos centros de saúde da região: o novo Hospital Regional de Guajará-Mirim. A nova unidade será entregue em pleno funcionamento, com cerca de 225 profissionais, incluindo 18 médicos especialistas nas áreas de cirurgia-geral; ortopedia; emergência; pediatria; anestesiologia e ginecologia. O Hospital Regional terá um ambiente totalmente climatizado e equipado com tecnologia de ponta com diversos destaques, como recepção principal com dois banheiros e espaço humanizado para atendimento; setores de observação separados: feminina, masculina e pediátrica, todos equipados com televisores; postos de enfermagem e enfermarias modernas e centro cirúrgico equipado para a realização de procedimentos de média e alta complexidade; sala de gesso e um moderno raio-X para realização de exames e diagnósticos rápidos, com revelação de laudos no próprio hospital; laboratório completo para realização de exames clínicos, agilizando diagnósticos e tratamentos; farmácia totalmente equipada para assegurar a disponibilidade de medicamentos essenciais; centro de parto humanizado, lavandeira moderna e cozinha industrial, entre outras coisas. O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, destacou a relevância da nova unidade hospitalar. “O hospital representa um avanço significativo na descentralização dos serviços de saúde em Rondônia. Com a estrutura moderna e uma equipe eficiente, garantiremos mais agilidade no atendimento e reduziremos a necessidade de transferências para outras cidades.”
PREFEITURA PEDE QUE DENUNCIEM DESCARTE IRREGULAR DE LIXO
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), como parte da ‘Operação Cidade Limpa’, solicita que a população denuncie as pessoas que praticam o descarte irregular de resíduos sólidos e entulhos em geral. Segundo divulgado o descarte irregular de lixo é uma ação silenciosa, mas tão perigosa que ameaça o futuro das pessoas e do planeta. Abandonar resíduos em locais inadequados, não apenas polui o meio ambiente, mas também compromete a qualidade de vida de homens e animais. O prefeito Léo Moraes se manifestou nas redes sociais afirmando que descarte irregular em terrenos baldios, áreas de preservação e outros locais impróprios é crime e o infrator será notificado e multado. O titular da Semusb, Giovanni Marini, disse que “Trabalhamos de forma integrada com várias secretarias e com objetivo de manter a limpeza da cidade em todos os sentidos”. Para denunciar quem joga lixo em locais inapropriados, qualquer cidadão pode entrar em contato com pelo número (69) 98473-2922, informar o local exato do descarte ou enviar fotos ou vídeos para facilitar as ações de fiscalização. As denúncias também podem ser feitas pelo e-mail dpu.semusb@portovelho.ro.gov.br.
A ÁGUA INESPERADA QUE CAIU DO CÉU
Por falar em Prefeitura não há como não comentar os problemas que a chuva vem trazendo para nossa capital. Esta questão virou uma questão crítica em virtude de Léo Moraes ter usado as chuvas na sua campanha. E, com pouco mais de trinta dias, enfrenta o inverno amazônico com chuvas pesadas e com alguns dias em que houve um verdadeiro dilúvio. E, para piorar, além das dezenas ruas de ruas alagadas, que já ficavam alagadas regularmente, apareceram outras que haviam desaparecido, como a da Calama no trecho próximo da Marechal, que virou um verdadeiro mar. Por mais que haja existido limpeza de bueiros e novidades, como era de se esperar, os problemas continuam e as críticas apareceram rapidamente. É claro que se trata mais de adversários políticos, pois não há tempo hábil para haver uma mudança significativa na questão, mas, por outro lado, louve-se a rapidez com que o setor da Prefeitura tem procurado conversar com a população dos lugares afetados em busca de solução.
MEU 1º EMPREGO É UMA OPORTUNIDADE PARA JOVENS
O governo de Rondônia, no período de 17 a 21 de fevereiro, das 8h às 12h, desenvolve o projeto Meu 1º Emprego, para adolescentes e jovens a partir de 14 anos, que desejam ingressar no mercado de trabalho. A iniciativa acontece nas cidades do estado onde há postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) com atendimento presencial. Elaborado com a finalidade de capacitar e orientar os participantes, quanto ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades essenciais para serem cadastrados no Geração Emprego e obter vagas compatíveis com sua faixa etária. Os interessados devem comparecer aos postos de atendimento do Sine e realizar a inscrição. Durante a semana de atividades, os participantes vão ter acesso a oficinas dinâmicas, palestras e mentorias, atendimento personalizado para cadastramento O projeto conta com painéis de profissionais de diversas áreas, que vão compartilhar suas trajetórias e dicas valiosas sobre como iniciar uma carreira.
INFLAÇÃO CONTINUA A SER O GRANDE DESAFIO
Divulgado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a principal medida de inflação do País, de janeiro, com uma alta de 0,16% nos preços, desacelerando em relação a dezembro (0,52%). No acumulado de 12 meses, a inflação chegou a 4,56%, ultrapassando o teto da meta de 4,5%. O resultado menor, porém tem motivos temporários como a deflação do grupo Habitação (-3,08%), impulsionada pelo bônus da Usina de Itaipu que garantiu desconto na conta de luz no último mês, ajudando a conter o avanço do índice. Já os Transportes (1,30%) e Alimentação e Bebidas (0,96%) foram responsáveis pela alta, pressionados pelo reajuste de passagens e combustíveis. Uma projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê uma inflação de 0,21% em fevereiro e 4,70% no acumulado de 2025, sinalizando um ano de dificuldades no controle dos preços.
