
É um pensamento que me é muito caro. “Gosto que me leiam e saibam o que eu acho das coisas. É uma forma de existir. Trabalho é a melhor maneira de escapar da realidade” (Paulo Francis).
REATIVAÇÃO DO COMITÊ DE COMÉRCIO EXTERIOR
O governo de Rondônia realizou, na quinta-feira (20), a 1ª Reunião de Reativação do Comitê de Comércio Exterior de Rondônia (Comex-RO). O evento, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), no Auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira (PRM), reuniu os representantes de instituições públicas e privadas para discutir estratégias de ampliação e fortalecimento das exportações rondonienses. Durante o encontro foram apresentados o Plano Local de Cultura Exportadora (PNCE-RO), o panorama do comércio exterior e o papel estratégico da Invest Rondônia nas ações para fortalecer a exportação. Também foi apresentado o novo formato do Comitê, incluindo as deliberações administrativas e a definição das câmaras técnicas que atuarão nos eixos de articulação institucional, promoção de negócios e apoio ao exportador. É uma boa hora para pensar em comércio exterior levando em conta que o Porto de Chancy, no Peru, já teve sua primeira fase implantada e Rondônia precisa melhorar muito sua cultura exportadora e obter o financiamento necessário para sua infraestrutura que, convenhamos, está muito abaixo de suas necessidades.
FASE FINAL DA IMPLANTAÇÃO DE SINALIZADORES EM PORTO VELHO
Anunciado pela prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), que começou, na quinta-feira (20), a etapa final para a instalação de sonorizadores pelas ruas e avenidas. Os sonorizadores são dispositivos físicos que produzem ruído e trepidação quando um veículo passa sobre eles. São utilizados para alertar os motoristas sobre situações atípicas à frente, como obras, pedágios, travessia de pedestres, proximidade de radares e limite de velocidade. Com as cores verde e branco, os sonorizadores, fazem parte de uma série de adequações para que os motoristas tenham condições de se atentar às regiões onde estão dispostos os radares, que estão com previsão de começarem a operar a partir do próximo mês de março. O serviço para a conclusão de todos os sonorizados deve terminar em 15 dias. O secretário da Semtran, Iremar Lima, disse que a ideia dos sonorizadores é alertar os motoristas sobre o funcionamento dos radares. “As nossas equipes estão nas ruas tanto com a educação de trânsito como também acompanhando os serviços de implantação dos sonorizadores, já que as ruas precisam ser fechadas”.
SAFRA DA BORRACHA NO AMAZONAS GERA 160 TONELADAS
A cadeia da borracha nativa da Amazônia, em 2024, rendeu R$ 2,2 milhões para associações de seringueiros dos municípios de Canutama, Itacoatiara, Pauini, Manicoré, Novo Airão e Eirunepé, com uma produção de cerca de 160 toneladas de borracha do tipo CVP (cernambi virgem prensado). O volume representa um crescimento expressivo de 23,08% em relação ao ano anterior e beneficiou 500 famílias de seringueiros. Estes resultados são fruto do projeto “Juntos pela Amazônia – Revitalização da Cadeia Extrativista da Borracha”, que contribui para o aumento da renda dos seringueiros e o fortalecimento da sociobioeconomia, ao mesmo tempo em que promove a conservação da floresta amazônica. A iniciativa envolve associações comunitárias e parceiros estratégicos, garantindo a comercialização e o escoamento da produção, além de incentivar o engajamento de mais extrativistas na atividade. No dia 10 de fevereiro, um carregamento de mais de 50 toneladas de borracha nativa chegou a Manaus (AM), vindo dos municípios de Canutama e Novo Airão. Este volume, somado à produção dos demais municípios participantes do projeto, será transportado para a cidade de Igrapiúna (BA), marcando o encerramento da safra de 2024. A remessa incluiu produções da Associação dos Produtores, Criadores e Extrativistas do Amazonas (Apocria), da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Município de Pauini (Atramp) e da Associação dos Produtores Agroextrativistas de Canutama (Aspac). Desde sua criação, em 2022, o projeto tem apresentado crescimento contínuo. Naquele ano, a produção foi de 65 toneladas. Em 2023, saltou para 130 toneladas, representando um aumento de 100%. A safra de 2024 manteve o ritmo de expansão, apesar dos desafios climáticos, logísticos e estruturais. Nota feita com informações de Emanuelle Araujo Melo de Campos da Up Comunicação Inteligente (upcomunicacaointeligente@gmail.com).
A TURBULÊNCIA QUE A CALMA DO CARNAVAL ENCOBRE
O carnaval está aí nas portas, aparentemente as conversas sobre cessar a guerra da Ucrania, as conversas para diminuir as tensões com a China estão distensionando a economia mundial, porém, dada as condições brasileiras, não dá para ter muito otimismo. Segundo a Serasa, em 2024, o número de endividamento do brasileiro cresceu, chegando a 73 milhões de pessoas com dívidas. Em fevereiro a intenção de consumo caiu, ou seja, o consumo deve também diminuir. Já o Boletim Focus trouxe a décima oitava revisão altista da inflação. Espera-se que o IPCA termine o ano com uma alta de 5,60%, ante 5,58% na semana passada. Também o Produto Interno Bruto (PIB) de 2025 foi revisado para baixo, agora espera-se que cresça 2,01% este ano ante 2,03% na semana passada. Para completar o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) aponta para um recuo de -1,5% no faturamento do setor, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O fim de semana parece calmo, porém os problemas não evaporaram estão aí só esperando o carnaval passar.