
Filósofo é filósofo. Discute quem quer discutir. “A consciência é uma garrafa vazia num oceano de afetos em maremoto” (Nietzsche)
COLHEITA DA SAFRA DE SOJA DEVE TERMINAR EM ABRIL
É indubitável que a colheita da safra 2025 de soja em Rondônia, com quase 80% da área plantada colhida e conclusão prevista até meados de abril, está superando as expectativas e ajudando no crescimento da produção nacional que deve atingir 167,94 milhões de toneladas, um aumento de 13,7% em relação à safra anterior. Rondônia já possui uma área plantada estimada em 687.157,91 mil hectares começa a se destacar no cenário agrícola brasileiro. A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) registrou um aumento expressivo no número de propriedades rurais dedicadas à soja no estado, com mais de 3.700 mil áreas cultivadas na safra 2023/2024 para mais de 4.600 mil áreas cultivadas na safra 2024/2025. Para o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja-RO), Victor Paiva, apesar do período chuvoso em algumas regiões, os produtores de soja vão concluir a colheita antes do fim de abril. “Os dados ainda não estão fechados, são uma estimativa, depende do encerramento das vistorias feitas pela Idaron. Até agora, o aumento foi de 43.637,91 mil hectares e o percentual de aumento de aproximadamente 6,78%, podendo aumentar”.
CRESCE A PRODUÇÃO DE SOJA SEM INFRAESTRUTURA
A questão do transporte da soja agrava os problemas de infraestrutura do Estado. Basta ver que mesmo a ETC da Cargill tendo capacidade de absorver 9 mil toneladas diárias (200 carretas). A capacidade de embarque é de 10 mil toneladas por dia (quatro barcaças). Mesmo com esta estrutura os caminhoneiros esperam entre dois e cinco dias para desembarcar a carga. Isto se torna visível no pátio do Posto Mirian, no Km 691 da BR-364, onde sem ter como descarregar em uma das estações de transbordo de carga (ETC) da Cargill, em Porto Velho, os caminhões carregados de soja estacionam no posto de apoio na zona rural do município rondoniense de Candeias do Jamari sempre em número acima de mil caminhões, ás vezes 1,2 até 1,3 mil caminhões. O diretor executivo da Aprosoja- Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia, Victor Paiva, é uma das vozes que reclama de que a infraestrutura da logística do Estado não está acompanhando o crescimento do setor agrícola. Mas, o governo estadual não possui os recursos necessários para os investimentos e o governo federal, segundo reclamam, está criando mais problemas com a privatização da BR-364. De fato, Rondônia, como uma região em desenvolvimento, teria que ter um tratamento diferenciado em relação aos investimentos públicos na medida em que, historicamente, tem sido um estado pouco beneficiado com investimentos em infraestrutura.
FISCALIZAÇÃO POR RADARES VOLTA A FUNCIONAR EM PORTO VELHO
A Prefeitura Municipal de Porto Velho anunciou que, a partir deste domingo (9), após ajustes técnicos e aferição dos equipamentos, a cidade voltará a contar com a fiscalização eletrônica. A medida foi adotada depois de estudos realizados da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) que usará os radares instalados em 15 vias da capital durante a gestão passada. No final de janeiro desse ano, o Decreto nº 20.762 oficializou a suspensão do serviço de fiscalização de trânsito por radares eletrônicos e determinou o ajustamento técnico do sistema de monitoramento. Todos os radares passaram por aferição e, agora, passam a realizar o monitoramento da velocidade, pois esses equipamentos contribuem para a redução do número de acidentes e diminuição da gravidade das colisões. Entre as mudanças, as ruas fiscalizadas por radares terão os limites máximo de 50 e 60 quilômetros por hora.
NOVIDADE NA EXPO SUPER AMAZÔNIA
A primeira edição da Expo Super Amazônia acontece, em Manaus (AM), entre os dias 18 a 20 de março com a participação da Prosegur Cash, multinacional líder em logística de valores no Brasil, que vai apresentar o do Cash Today, cofre inteligente com blindagem reforçada que estará disponível no evento e conta com seis modelos, com capacidades de armazenamento que variam de 1,2 mil cédulas (Micro) a 7,5 mil cédulas (Plus). O estande da Prosegur também contará com o Cash Today Saque, o último modelo de cofre inteligente lançado pela companhia, para que supermercadistas ofereçam aos seus clientes a comodidade de saque de dinheiro via Pix - o principal método de pagamento utilizado por 76,4% dos brasileiros, de acordo com o Banco Central. O modelo mais robusto do cofre tem capacidade para realizar saques de até 240 cédulas, enquanto o totem compacto comporta até 80 notas para retirada. O diferencial do Cash Today Saque é que qualquer pessoa com chave Pix cadastrada em qualquer instituição financeira pode sacar dinheiro de maneira rápida, simples e segura. A Expo Super Amazônia realizado pela Amase (Associação Amazonense de Supermercados) é o maior evento supermercadista de varejo alimentício da região e deve receber mais de 20 mil pessoas e 103 expositores.
MAIS DO MESMO QUE NÃO FUNCIONA
O governo anuncia mais uma medida de pouco efeito para domar a inflação- a isenção do imposto de importação para carne, café, açúcar, milho, azeite, óleo de girassol, sardinhas, biscoitos e massas- bem como estuda outras medidas como a ampliação do PRONAMP para a Agricultura Familiar, subsídios a insumos da indústria e o fortalecimento de estoques reguladores, o que, em outros tempos, já se mostrou ineficaz. É um reflexo do desespero diante da desaprovação em alta, da falta de articulação política e de um governo cada vez mais propenso a recorrer medidas heterodoxas invés de enfrentar a questão real, que é a falta de credibilidade fiscal que impulsionou o dólar e a inflação. É um caminho insensato e eleitoreiro que pode até trazer algum alívio temporário, mas tende a piorar as coisas, em especial, quando a bancada petista briga para mudar a escala 6 por 1 ou ampliar a isenção do Imposto de Renda, ambas com potencial de gerar mais distorções na economia brasileira. E ainda mais as coisas se complicam para 2026 quando quem vai a agenda do Congresso e a participação de partidos na base governista é Gleisi Hoffmann, uma liderança que não é bem-vista pela maioria das casas legislativas.
MARKET4U É A MAIOR REDE BRASILEIRA DE MERCADOS AUTÔNOMOS
Com cinco anos de história, o market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios residenciais e comerciais, segue consolidado em posição de destaque na franchising nacional. Pela segunda vez seguida, a empresa foi reconhecida como a maior microfranquia do país de 2024, de acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que considera o maior índice de unidades em funcionamento das redes. Com 2.185 lojas em operação, a franquia planeja chegar à marca de 2.500 unidades e um faturamento de R$ 326 milhões até o final de 2025. Desde 2020, a rede atua no segmento com este propósito, que resulta em mais de 30 milhões de transações neste período, proporcionando uma economia de tempo estimada em 1.142 anos para seus clientes, que podem comprar de forma rápida e prática sem precisar sair de casa ou do trabalho.