Treinador teve início promissor, mas queda precoce na Copa América e partidas abaixo nas Eliminatórias deixam futuro em aberto

Foto: Rafael Ribeiro/CBF - Legenda: Dorival realizou seu primeiro treino com a Seleção há um ano / Jogada10
Em meio à pressão de conseguir passar uma imagem positiva na Seleção Brasileira, o técnico Dorival Júnior completará um ano de trabalho na Canarinho. Já fazem 365 dias que o treinador realizou seu primeiro treino como o novo comandante do Brasil e, apesar de ter poucas derrotas, ele ainda não conseguiu fazer a equipe performar bem.
Ao todo, são 14 jogos de Dorival Júnior com a Seleção Brasileira, com seis empates, sete empates e apenas uma única derrota. Um aproveitamento de 59,5%. Além disso, o treinador já convocou 56 atletas ao todo, sendo 16 estreantes com a Amarelinha, mas ainda sem definir 11 titulares.
O começo do trabalho foi promissor, é verdade. Afinal, ele assumiu no início de 2024, após o Brasil ter um desempenho muito abaixo em 2023. Na estreia, vitória em cima da Inglaterra por 1 a 0, em Wembley. Depois, empate em 3 a 3 contra a Espanha, no Santiago Bernabéu. Os resultados positivos contra duas potências animaram.
Contudo, o desempenho caiu. Para efeito de comparação, Dorival assumiu a Seleção na sexta colocação das Eliminatórias da Copa. Após um ano, o Brasil ganhou apenas uma posição na tabela. Além disso, durante este período, o treinador ainda comandou a equipe na Copa América, onde caiu nas quartas de final, nos pênaltis, para o Uruguai.
Dorival sofre com lesões na Seleção
Neste um ano, Dorival também sofreu com muitas lesões. Afinal, o treinador sempre tem ao menos um corte na sua lista inicial. Neymar, que seria o craque desta equipe, ainda não conseguiu ser convocado pelo técnico. A lista de quem se machucou neste período conta com grandes nomes como o goleiro Ederson e o centroavante Pedro.
Agora, com seis rodadas das Eliminatórias ainda pela frente, Dorival tem poucas partidas para garantir o Brasil no Mundial e dar uma imagem melhor ao torcedor para mostrar que seu trabalho merece sequência.
A Seleção Brasileira encara a Colômbia, nesta quinta-feira (20/3), às 21h30, no Estádio Mané Garrincha. Já na terça-feira (25/3), o Brasil terá pela frente a Argentina, no Monumental de Nuñez, às 21h.
https://www.terra.com.br/esportes/brasil/dorival-completa-um-ano-de-trabalho-na-selecao-ainda-buscando-se-provar,f320a3dc6576f43390563cc6c3483c1a1bfgfvf6.html?utm_source=clipboard