Com 13 indicações no Oscar 2025, filme estrelado por Karla Sofía Gascón recebeu diversas críticas pela forma estereotipada que mostra o México

Zoë Saldaña em Emilia Pérez
Foto: Divulgação / Rolling Stone Brasil
Apesar de ter conquistado o Oscar 2025 de Melhor Atriz Coadjuvante, Zoë Saldaña recebeu diversas críticas ao longo da temporada de premiações por conta do teor xenofóbico de Emilia Pérez, filme de Jacques Audiard que recebeu 13 indicações no principal prêmio do cinema.
Após receber a estatueta dourada, em categoria que concorria com Monica Barbaro (Um Completo Desconhecido), Ariana Grande (Wicked), Felicity Jones (O Brutalista) e Isabella Rossellini (Conclave), a artista participou de uma coletiva de imprensa (via Variety) e pediu desculpas pela recepção negativa que o filme recebeu.
Vale lembrar como Emilia Pérez se passa no México, mas foi filmado na França e o elenco é composto majoritariamente por artistas da Europa e Estados Unidos - pouquíssimos são do país latino. Além disso, a narrativa é recheada de esteriótipos ligados aos mexicanos, sem contar a forma como retrataram uma pessoa trans.
"Primeiramente, lamento muito, muito que muitos mexicanos tenham se sentido ofendidos. Essa nunca foi nossa intenção. Falamos de um lugar de amor. Não compartilho sua opinião. Para mim, o coração deste filme não era o México", afirmou Saldaña. "Estávamos fazendo um filme sobre amizade. Estávamos fazendo um filme sobre quatro mulheres".
"Essas mulheres poderiam ter sido russas, poderiam ter sido dominicanas, poderiam ter sido negras de Detroit, poderiam ter sido de Israel, poderiam ter sido de Gaza", continuou. "E essas mulheres ainda são mulheres muito universais que estão lutando todos os dias, mas tentando sobreviver à opressão sistêmica e tentando encontrar as vozes mais autênticas".
Então, eu vou manter isso, mas também estou sempre aberta para sentar com todos os meus irmãos e irmãs mexicanos, com amor e respeito, [ para ter] uma ótima conversa sobre como Emilia Pérez poderia ter sido melhor. Eu acolho isso.
https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/zoe-saldana-pede-desculpas-por-emilia-perez-ser-muito-doloroso-para-mexicanos,5faa7fffd8633b4edb83dc2002033d08qi6iis0m.html?utm_source=clipboard
