Após a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira, 21, o Vaticano irá se reunir para eleger o novo líder da Igreja Católica
Após a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira, 21, o Vaticano vai em breve se reunir para eleger o novo líder da Igreja Católica. Na última cerimônia do Oscar, um dos candidatos a melhor filme usou exatamente esse processo escolha do novo papa como pano de fundo para um thriller.
Conclave mostra os bastidores do processo de escolha do papa, com a reunião de cardeais de todo o mundo no Vaticano. O filme estreou este ano nos cinemas do Brasil e está disponível na Amazon Prime Video.
Inspirado no livro homônimo de Robert Harris (Conclave, Alfaguara), o filme dirigido por Edward Berger mostra o que acontece a portas fechadas no Vaticano durante o processo para a escolha de um novo papa, após a morte inesperada do antigo sumo pontífice.

Ralph Fiennes em cena do filme 'Conclave'
Foto: Divulgação/Diamond Films / Estadão
Na história fictícia, o Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes), braço direito do antigo papa, se vê a contragosto com a missão de liderar a nova eleição, e precisa equilibrar o próprio luto com a preocupação com a integridade do processo e as indagações sobre sua própria fé. Aos poucos, ele percebe que está no meio de uma teia de segredos perigosos que podem abalar todo o alicerce da igreja católica.
O longa-metragem concorreu a oito categorias no Oscar 2025, vencendo como Melhor Roteiro Adaptado. Ele também foi o grande vencedor do BAFTA, conquistando Melhor Filme, Melhor Filme Britânico, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem. Além disso, ganhou como Melhor Elenco e Melhor Roteiro Adaptado no Critics' Choice Awards e Melhor Roteiro no Globo de Ouro.
https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/filmes/bastidores-da-escolha-de-um-papa-foram-mostrados-no-filme-conclave-que-concorreu-ao-oscar-este-ano,1777f2bd5fc7e01da93755d03040e2bfc9btauxd.html?utm_source=clipboard