
E, no Brasil, parece que estão sempre fabricando mais. “Tudo seria fácil se não fossem as dificuldades” (Apparício Torelly)
DOCUMENTÁRIO FESTIVAL DA CULTURA DE NAZARÉ
Com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital 001/2023, está sendo lançado o documentário Festival Cultural de Nazaré, um guardião da cultura ribeirinha. É a primeira vez que a história do festival está sendo contada com direção, roteiro e produção recebidos por filhos da comunidade, mantenedores da herança do Baixo Madeira. Os protagonistas são os ribeirinhos que construíram o Festival Cultural de Nazaré. Em depoimentos revelam os bastidores da festa: os desafios enfrentados para manter viva a tradição, as conquistas coletivas e os sonhos que se tornaram realidade. Segundo um dos produtores, Tullio Nunes, “É um olhar nosso sobre nós mesmos” e acrescenta “A gente mostra o que vivemos no festival, o que sentimos e o que acreditamos.” Além dos personagens fundamentais da história do festival existe a presença do carimbó, do boi-bumbá, da quadrilha tradicional, do forró, da dança do seringandô e tantas outras manifestações que seguem vivas pelas mãos de mestres populares, jovens e famílias inteiras. E os pratos típicos de Nazaré, que dizem por lá “quem conhece Nazaré, nunca esquece”.
2º FESTIVAL DE PEIXES DA AMAZÔNIA
Com o patrocínio da Jirau Energia e da SEDEC-Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico e o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) acontece, no período de 16 a 21 de abril, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, o Festival Peixes da Amazônia 2025. São previstas exposições de produtos, debates sobre certificação, palestras, rodadas de negócios, uma experiência gastronômica e a presença de especialistas e grandes players do mercado visando fortalecer o setor pesqueiro e abrir novas oportunidades. Segundo Ivana Frazão, executiva da InterFrazão-Negócios Internacionais, responsável pela realização do evento com o Instituto Vamos Fazer, “A Amazônia tem um potencial gigantesco na piscicultura sustentável e o festival é um passo essencial para aproximar produtores, investidores e consumidores”.
SERVIDORES MUNICIPAIS TERÃO REAJUSTE IGUAL À INFLAÇÃO DE 2024
Anunciado pela Prefeitura de Porto Velho que será concedida a revisão geral de 4,83% para todos os servidores públicos municipais e, em ato contínuo, a implantação do piso na tabela a partir de junho deste ano. A novidade foi anunciada pelo prefeito que reafirmou o compromisso da atual gestão com a valorização dos servidores municipais, garantindo reajustes de forma transparente, eficiente e principalmente alinhada às necessidades financeiras do município. O percentual anunciado é igual ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos 12 meses de 2024.
MAIS UM CAPÍTULO DA NOVELA ETERNA DA BR-319
O PSDB, enfim algum partido se mexeu, acionou o Supremo Tribunal Federal com uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental para exigir que o governo Lula da Silva conclua a pavimentação da BR-319, conhecida como a “estrada fantasma” ou “estrada interminável” porque, além de somente ser transitável em alguns trechos, está a mais de duas década e meia para ser restaurada. Inaugurada em 1976 a estrada está, pelo menos, desd’os anos 80 sem manutenção e é a única via que liga Manaus por via terrestre ao restante do Brasil. O maior absurdo é que investiram mais de 2 bilhões de Reais nas pontes do Careiro e na Rondon-Roosevelt sem que a estrada seja concluída. Vivem mais de 100 mil pessoas no seu entorno em condições precárias por não terem como ter acesso à melhores condições nem escoar o que produzem, o que importa em preços mais elevados de todos os bens e serviços que consomem. Daqui a pouco será conhecida com a estrada dos 50 anos com otimismo ou, quem sabe, a dos 100 anos.
EMPREENDEDORISMO SÊNIOR EM ALTA
Segundo dados do Monitor Global de Empreendedorismo (GEM), em 2024, 13,3% dos novos negócios abertos no Brasil foram iniciados por empreendedores com mais de 55 anos. Os fatores são a longevidade e a necessidade de renda diante de um mercado de trabalho mais restrito para pessoas mais velhas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirma que a expectativa de vida da população brasileira atingiu 77 anos em 2023, um crescimento de quase 10 anos desde 1990. Com maior longevidade e qualidade de vida, muitos brasileiros acima dos 60 anos continuam ativos e saudáveis, optando por empreender para se manter produtivos e independentes financeiramente. Rafael Caribé, CEO da Agilize Contabilidade, explica que este público busca manter-se economicamente ativo, muitas vezes por necessidade, mas também por desejo de continuar contribuindo com a sociedade. “A experiência acumulada ao longo dos anos é um diferencial. No entanto, é fundamental que esses empreendedores se formalizem e utilizem ferramentas tecnológicas que otimizem seus negócios”. A formalização, segundo o CEO, é essencial para quem quer empreender em qualquer idade e garante acesso a direitos previdenciários, maior segurança jurídica e possibilidade de emitir notas fiscais. “Para muitos, o registro como Microempreendedor Individual (MEI) é a porta de entrada mais viável, dada a simplicidade e os custos reduzidos”, mas a verdade é que nem todas as atividades econômicas são compatíveis com este regime. Nota com informações de Vanessa Brollo.