
Ao todo, são 42 leitos, distribuídos em 14 enfermarias e 4 quartos de internação, com 4 leitos cada
Porto Velho, RO – A rede estadual de saúde de Rondônia ganhou um importante reforço na assistência obstétrica com a entrega da ala reformada da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. A solenidade de inauguração ocorreu no dia 16 de abril e representa um avanço significativo na qualidade do atendimento oferecido às gestantes, em especial aquelas consideradas de alto risco.
A modernização da ala incluiu a ampliação do número de leitos, a renovação das enfermarias e a melhoria da infraestrutura física e tecnológica da maternidade. Com a reforma, a unidade passa a contar com 42 leitos, distribuídos em 14 enfermarias e 4 quartos de internação, cada um com capacidade para quatro pacientes. O objetivo da iniciativa é proporcionar mais conforto, segurança e eficiência nos serviços prestados.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o impacto positivo da obra para a saúde em todo o estado, ressaltando que essa e outras ações visam a humanização do atendimento.
“Essa ala é um símbolo do cuidado e respeito da gestão estadual com as pacientes”, afirmou.
Para o secretário de Estado de Saúde (Sesau), Jefferson Ribeiro, a reforma é uma medida importante para qualificar o atendimento à população de Rondônia, considerando que o Hospital de Base recebe pacientes de todo o estado e até de regiões vizinhas.
O diretor do Hospital de Base, Flori Menezes, enfatizou que a nova estrutura representa um ganho relevante para a saúde pública.
“Estamos oferecendo mais qualidade de vida para mães e bebês. O ambiente foi totalmente adaptado para garantir um atendimento mais humanizado, respeitando as particularidades de cada paciente e proporcionando melhores condições de trabalho para as equipes de saúde”, explicou.
Estrutura Ampliada:
A nova ala da maternidade conta com 42 leitos, distribuídos em 14 enfermarias e 4 quartos de internação com quatro leitos cada. Além disso, a estrutura dispõe de posto de enfermagem, cozinha, sala de curativos e outros ambientes de apoio. Segundo a Sesau, o investimento total na reforma desta etapa foi de R$ 3.346.337 milhões. A segunda fase da reforma, que contemplará o centro obstétrico com repouso médico e salas cirúrgicas, já está planejada.
Redação