
Foto: Getty Images
Porto Velho, RO - Quando as pessoas se casam, elas, incialmente, pensam que será para sempre. No entanto, nem sempre essa é a realidade. O divórcio existe e vários casais recorrem a ele. Raramente ele é resultado de um único acontecimento, sendo, na maior parte dos casos, resultado de uma erosão lenta do casal. E de acordo com um psicólogo, existe um fato que leva ao divórcio de forma silenciosa.
A mentalidade que mais alimenta o afastamento do casal é o chamado “espelho unilateral”, que é o hábito de ver o parceiro como ele realmente é, mas não se permitir ser visto por completo por ele. Isso pode parecer algo inofensivo no começo, mas com o passar do tempos, pequenos gestos de autoproteção, como pensamentos “qual é o sentido de compartilhar algo tão pequeno?”, criam um muro emocional. Como resultado, o casamento se torna uma coisa que parece intacta por fora, mas vazio por dentro.
É justamente essa mentalidade que leva ao divórcio de forma silenciosa bem antes de alguma das partes dizer a palavra em voz alta.
Leva ao divórcio de forma silenciosa

Parar de compartilhar as coisas pequenas, e depois as grandes
É natural que nos primeiros anos de casamento a conversa flua naturalmente e as partes compartilhem tudo, desde pensamentos aleatórios, frustrações do dia a dia até planos para o futuro. Contudo, conforme o tempo vai passando isso pode mudar.
Por conta da correria da vida, estresse e outros fatores, as pessoas podem, sem perceber, filtrar o que divide com o outro. No começo, isso é feito somente com as pequenas coisas, mas quanto menos alguém compartilho, menos sente que existe uma troca.
Começar achar que o parceiro deve saber o que você precisa
Uma das coisas mais erradas em um relacionamento e que pode ser uma das coisas que leva ao divórcio de forma silenciosa é achar que o amor quando é verdadeiro tem uma leitura de mente. Por conta disso, a pessoa acredita que o parceiro deve saber quando ela está passando por alguma dificuldade ou o que ela precisa em determinado momento. E se isso não acontece, começa um sentimento de ressentimento.
De acordo com um estudo de 2015, a expectativa de “ler” a mente leva a uma insatisfação e quem espera que isso aconteça tende a ser menos feliz no relacionamento. Além disso, as expectativas não atendidas causam sofrimento emocional e geram comportamentos negativos, como críticas, brigas e afastamento.
Começar a sentir invisível e extremamente sozinho
Quando a pessoa entra na mentalidade do espelho unilateral, ela cria uma ilusão de conexão enxergando, escutando e participando da vida do outro, mas não se revelando. A pessoa começa a esconder os pensamentos, emoções e lutas dizendo para ela mesma que o outro não entenderia ou que não vale todo o esforço compartilhar.
Tanto que um estudo de 2020 mostrou que a solidão em um relacionamento não tem relação com a a presença física, mas sim com a percepção emocional. A solidão tem relação com uma satisfação menor na relação, com um sentimento de distanciamento e uma redução na troca emocional.
Fonte: Fatos Desconhecidos