
Porto Velho, RO - Além do fato dos chimpanzés serem nossos ancestrais, essas criaturas compartilham cerca de 99% de nosso DNA e têm comportamento muitas vezes bem parecido com os da nossa espécie. Por exemplo, pela primeira vez chimpanzés selvagens foram flagrados compartilhando frutas alcoólicas.
Os registros fotográficos feitos pelos pesquisadores da Universidade de Exeter, do Reino Unido, através de câmeras instaladas no Parque Nacional de Cantanhez, na Guiné-Bissau, mostram esses animais compartilhando e comendo a fruta-pão africana fermentada, que é comprovado que contém álcool.
“Para os humanos, sabemos que beber álcool leva à liberação de dopamina e endorfinas, resultando em sentimentos de felicidade e relaxamento. Também sabemos que compartilhar álcool – inclusive por meio de tradições como banquetes – ajuda a formar e fortalecer laços sociais”, disse Anna Bowland, do Centro de Ecologia e Conservação do Penryn Campus de Exeter.
“Então, agora que sabemos que os chimpanzés selvagens estão comendo e compartilhando frutas etanólicas, a questão é: eles poderiam estar obtendo benefícios semelhantes?” continuou.
Chimpanzés compartilhando frutas alcoólicas

Um só planeta
As câmeras colocadas pelos pesquisadores eram ativadas com movimento e conseguiram filmar os chimpanzés selvagens compartilhando frutas alcoólicas em 10 ocasiões diferentes. A fruta consumida por eles foi analisada para ver seu teor alcoólico, e o nível mais alto encontrado foi o equivalente a 0,61% ABV (Álcool por Volume).
Teoricamente, esse percentual é bem baixo, mas levando em consideração que entre 60% e 85% da dieta desses animais é fruta, a taxa pode ser significativa. Contudo, os pesquisadores ressaltam que é pouco provável que os chimpanzés fiquem bêbados porque isso afetaria a sobrevivência deles.
Fonte: Fatos Desconhecidos