Aposentados e pensionistas eram principais alvos do esquema, segundo investigação

Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram uma força-tarefa para combater um esquema de fraudes, que já descontou irregularmente cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentadorias e pensões concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação acontece nesta quarta-feira, 23, em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal.
A Operação Sem Desconto cumpre um total de 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária. Seis servidores públicos foram afastados de suas funções.
Segundo a PF, as investigações identificaram irregularidades relacionadas a descontos de mensalidades associativas aplicados sobre benefícios previdenciários, concedidos pelo INSS.
As fraudes aconteceram no período entre 2019 e 2024.
Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU foram mobilizados para a ação, que se concentra nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe e no Distrito Federal.
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.
O Terra procurou o INSS para compentar o caso e ainda aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.
Fonte: Redação Terra
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/pf-faz-operacao-contra-fraudes-no-inss-descontos-irregulares-chegam-a-r-63-bi,58b12782e457fb30d133727202c428f6bmom1gu5.html?utm_source=clipboard