Tela do Facebook
Porto Velho (RO) – Rondônia acaba de se tornar o primeiro estado do Brasil a permitir que a população acione os serviços de emergência da Polícia Militar (190) e do Corpo de Bombeiros Militar (193) também através das redes sociais. A nova ferramenta já está funcionando e tem como objetivo modernizar o atendimento e garantir a continuidade dos serviços mesmo em caso de problemas com a telefonia fixa.
A medida integra as chamadas em duas grandes centrais, localizadas em Porto Velho e Ji-Paraná, além das unidades do Corpo de Bombeiros distribuídas pelos municípios. O objetivo é facilitar o contato dos cidadãos com as forças de segurança, oferecendo mais opções de comunicação.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a iniciativa com o compromisso do estado em inovar a segurança pública.
COMO ACIONAR OS SERVIÇOS:
TELEGRAM: Acesse o link https://t.me/EMERGENCIA_RO_Bot e siga as instruções do Serviço de Emergência – 190/193 da Sesdec para registrar a ocorrência.FACEBOOK: Vá até a página da Sesdec (SESDEC Facebook), clique em “Fale conosco” e informe que deseja falar com a emergência. Selecione a opção “SESDEC 190/193” para ser direcionado ao sistema de registro.
INSTAGRAM: Acesse o perfil da Sesdec (SESDEC Instagram), selecione “Mensagem”, digite “190” ou “193” e escolha “Sim” para ser encaminhado ao sistema da Sesdec.
Tela do Instagram
Para o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, “Com essa inovação, estamos garantindo mais segurança aos nossos serviços de emergência. Em momentos difíceis, quando as linhas telefônicas podem falhar, as redes sociais aparecem como um meio seguro e eficiente para a população pedir ajuda”, explicou o secretário.
Apesar da novidade, a população pode continuar ligando normalmente para os números 190 e 193. Além disso, os cidadãos também podem usar o aplicativo Cidadão RO e o site da Polícia Militar de Rondônia para solicitar os serviços de emergência, ampliando ainda mais as formas de contato com as forças de segurança.
Redação