
O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI), juntamente com colaboradores, chegou ao Distrito de Nazaré, no Baixo Madeira, nesta quarta-feira (7/5). A base de atendimentos do terceiro dia da 9ª Etapa do MP Itinerante foi a Escola Estadual Francisco Desmoret Passos, onde foram realizados cerca de 400 atendimentos.
MP Itinerante em áreas remotas
O Distrito de Nazaré é formado por 10 comunidades, totalizando mais de mil pessoas que residem na localidade, uma das mais atingidas pela cheia do Rio Madeira. Mesmo após um pequeno recuo das águas, os efeitos ainda são sentidos: excesso de lama, escassez de água potável e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
O Promotor de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo, Aluildo de Oliveira Leite, constatou, durante a missão, a situação do distrito em relação aos prejuízos causados pelas cheias. “Estamos preparando um relatório para instaurar um procedimento na Promotoria, a fim de acompanhar e cobrar das autoridades competentes a melhoria da mobilidade urbana do Distrito, bem como os impactos ambientais”, reforçou.
Entre as ações do projeto estão a busca ativa de idosos, crianças fora da escola e pessoas em situação de vulnerabilidade. As equipes percorrem a região de barco, enfrentando dificuldades como alagamentos e problemas de comunicação, o que não impediu a execução dos trabalhos.
O coordenador do MP Itinerante, Procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, ressaltou a importância dos colaboradores para a realização das atividades. “Os parceiros têm atendido nossos pedidos, e os trabalhos têm evoluído muito bem. Apesar de as condições não serem as melhores, a equipe está muito bem engajada”, afirmou Tessila.
Inclusão
Foram enviadas equipes médicas e de identificação a localidades distantes, como Lago do Cuniã e Tira Fogo. Entre os casos atendidos, está o de uma senhora de 89 anos sem documentação, que recebeu assistência médica e apoio para regularizar sua identidade. A operação busca alcançar todas as comunidades da região, garantindo que ninguém fique sem atendimento.
O suporte também vem da equipe em terra, que mantém contato constante com os profissionais que estão na água, organizando deslocamentos e registros de atendimento e atuando na escola.
Morador da comunidade de Boa Vitória há 60 anos, Antônio Moreira Ponte explicou que todos os anos a região enfrenta as consequências da cheia do Rio Madeira, mas a deste ano foi semelhante à grande alagação ocorrida em 2014, o que dificulta a ida dos moradores à capital para resolver suas demandas. “Eu vim aqui na escola para fazer meu passe livre e carteira do idoso. E já resolveram tudo na hora! ”, relatou o morador.
Próximos atendimentos
As atividades seguirão até sexta-feira na região do Baixo Madeira, tendo como próxima localidade na programação o Distrito de Calama, nos dias 8 e 9 de maio, na Escola Estadual General Osório, das 8h às 17h.
Com a execução das atividades do MP Itinerante, mais uma vez, o Ministério Público de Rondônia reafirma o compromisso de garantir os direitos dos cidadãos de forma eficiente e acessível.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)