O desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Marcos Alaor Diniz Grangeia, participa como palestrante na Escola de Verão 2025 do Centro de Estudos de Risco (International Summer School del Centro Studi sul Rischio), da Itália. O evento internacional tem como tema central “Formas de Risco, Inteligência Artificial e Limites da Lei”, e ocorre como parte do projeto “Análise de risco tecnológico e inteligência artificial”.
A palestra do magistrado será no dia 17 de julho, às 12h (horário de Brasília), com o tema “I.A.: riscos e panorama da regulação”. O evento será transmitido on-line, com acesso aberto pelo link: https://unisalento.it/sscsr2025.
A participação do desembargador Marcos Alaor reforça o protagonismo do Judiciário rondoniense no debate sobre os impactos éticos, jurídicos e sociais da inteligência artificial no campo da justiça, sobretudo diante dos desafios regulatórios que envolvem o uso crescente dessas tecnologias.
Sobre a Escola de Verão
Voltada para alunos de mestrado, doutorado, magistrados e pesquisadores das áreas jurídicas e humanísticas, a Escola de Verão busca promover reflexões profundas sobre os riscos emergentes trazidos pelas novas tecnologias, especialmente os que desafiam os limites da legislação atual.
A proposta do curso é analisar criticamente como a inteligência artificial cria novas formas de “não-saber”, que escapam ao controle normativo tradicional, e oferece riscos decisórios diante da ausência de previsibilidade.
Entre os objetivos do evento estão discutir os fundamentos e as implicações éticas da IA; refletir sobre a relação entre tecnologia, risco e decisão jurídica; investigar os limites da regulação frente ao avanço da inteligência artificial e estimular a produção acadêmica sobre a aplicação responsável da IA no sistema de justiça.
Assessoria de Comunicação Institucional