Fumito Ueda acredita que atualmente os jogos são focados em melhorar mecânicas já existentes

Diretor de Shadow of the Colossus diz que a era das novas mecânicas de jogo acabou
Foto: Reprodução / Sony
Conversando durante uma entrevista ao lado do criador de Katamari Damacy, Keita Takahashi, o diretor Fumito Ueda, de jogos como Shadow of the Colossus e The Last Guardian, disse acreditar que a era de criação de novas mecânicas de jogo ficou para trás.
Segundo ele, a era atual foca em melhorar mecânicas já existentes e também na aparência dos jogos, em vez de introduzir algo totalmente novo.
"Não me lembro exatamente por que respondi com um 'curtir' na época, mas provavelmente pensei: 'a era das mecânicas de jogo acabou'", disse Ueda à DenfaminicoGamer, ao comentar sobre sua reação inicial ao ver To a T, o jogo mais recente de Takahashi (via VGC). "Me pergunto se não estamos mais na era em que precisamos fornecer novos dispositivos ou novas mecânicas para cada jogo".
Segundo Takahashi, isso é algo que Ueda vem dizendo há algum tempo. "Ele vem dizendo isso desde Journey."
Ueda então respondeu: "Mesmo que as mecânicas não sejam novas, você pode focar na sensação e na arte. Goste ou não, é melhor aprimorar as mecânicas existentes."
Atualmente Ueda está trabalhando em Project Robot, que foi anunciado em 2024. Ele está sendo desenvolvido pelo estúdio japonês genDesign, chefiado por Ueda e que conta com desenvolvedores veteranos que trabalharam com ele em ICO, Shadow of the Colossus e The Last Guardian.
Project Robot será distribuído pela Epic Games na Epic Games Store, estando disponível também para PlayStation e Xbox.
https://www.terra.com.br/gameon/plataformas-e-consoles/diretor-de-shadow-of-the-colossus-diz-que-a-era-das-novas-mecanicas-de-jogo-acabou,20c263f9c7e106ae42bad21f92947c210greddyw.html?utm_source=clipboard