Ator era conhecido por interpretar o Almirante Piett na trilogia original de Star Wars e Jesus Cristo na comédia A Vida de Brian

Kenneth Colley, de ‘Star Wars’ e ‘A Vida de Brian’, morre aos 87 anos
Foto: Derek Storm/FilmMagic / Rolling Stone Brasil
Kenneth Colley, ator britânico conhecido por interpretar o Almirante Piett na trilogia original de Star Wars e Jesus Cristo na comédia A Vida de Brian, do grupo Monty Python, morreu no dia 30 de junho, aos 87 anos. Ele faleceu em casa, em Kent, na Inglaterra, após contrair Covid-19 e desenvolver um quadro de pneumonia.
Segundo a BBC, Colley deu entrada no hospital após uma queda que resultou em uma lesão no braço. Durante a internação, contraiu Covid-19, o que evoluiu para um quadro de pneumonia.
A informação foi confirmada por seu agente, Julian Owen, em comunicado divulgado inicialmente pela BBC. "Ken Colley foi um dos nossos maiores atores de personagens, com uma carreira que se estendeu por 60 anos", disse Owen.
Ao longo de sua trajetória, Colley atuou em dezenas de produções para o cinema, teatro e televisão. Além de Jesus em A Vida de Brian, viveu personagens excêntricos e sombrios em filmes de Ken Russell, como The Rainbow, e interpretou o Duque de Viena na adaptação da BBC de Medida por Medida, de William Shakespeare.
O ator também deu voz ao Almirante Piett no filme animado Lego Star Wars: The Empire Strikes Out, lançado em 2012. Entre outros trabalhos marcantes, estão papéis em Firefox, de Clint Eastwood, e I Hired a Contract Killer, de Aki Kaurismäki.
De acordo com seu agente, o papel favorito de Colley foi o de Estragon na montagem teatral de Esperando Godot, de Samuel Beckett, apresentada no Cockpit Theatre, em Londres, em 2014.
https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/kenneth-colley-de-star-wars-e-a-vida-de-brian-morre-aos-87-anos,9938b031b8f0efe4ecc8bd5e0ff827ae6vucf42c.html?utm_source=clipboard