Sucesso de Clair Obscur: Expedition 33 fez fãs questionarem se não seria hora de Final Fantasy voltar às raízes nos próximos jogos

Produtor não garante que Final Fantasy voltará a focar em batalhas por turnos
Foto: Reprodução / Square Enix
Clair Obscur: Expedition 33, um dos maiores sucessos de 2025 e também um dos jogos mais incríveis dos últimos anos, apostou nas clássicas batalhas por turnos com inspiração em Final Fantasy. Isso acabou fazendo muitos fãs questionarem se não seria hora da franquia da Square Enix voltar a focar nesse tipo de jogabilidade.
Naoki Yoshida, diretor e produtor de Final Fantasy XIV, e produtor de Final Fantasy XVI, foi perguntado a respeito disso recentemente, se os jogos principais da franquia Final Fantasy iriam voltar a ser por turnos, devido ao sucesso de Clair Obscur.
"Essa questão de jogo baseado em turnos versus ação tende a isolar a jogabilidade apenas ao sistema de batalha", disse Yoshida em entrevista ao AnimeNewsNetwork (via IGN). "Isso não leva em consideração o tipo de jogo que os criadores querem entregar aos jogadores. Por exemplo, com base em uma determinada qualidade gráfica que queremos apresentar aos nossos jogadores, ou na narrativa que queremos entregar aos nossos jogadores, isso se relaciona a como configuramos os sistemas do jogo em torno disso. Isso inclui o sistema de batalha, o design do jogo e a sensação da jogabilidade. Não há uma resposta clara se o jogo se tornará totalmente baseado em turnos ou se vai se tornar mais baseado em ação."
"[Eu] não necessariamente estarei em Final Fantasy XVII, então também não queremos obstruir ou limitar nosso futuro diretor ou quem quer que esteja produzindo os jogos, como o XVII ou mesmo o XVIII", continuou Yoshida. "Não queremos colocá-los em um trilho."
A resposta sugere que hoje não existe garantia de que Final Fantasy voltará a ser um RPG com batalhas por turnos. Vale lembrar que a franquia tem o hábito de trazer mudanças a cada novo jogo, então não seria surpresa se a Square Enix optasse por voltar a usar a jogabilidade clássica que Final Fantasy teve pela maior parte de sua existência, ainda mais após Final Fantasy XVI, que apostou numa abordagem baseada totalmente em ação, ter vendido menos do que era esperado.
https://www.terra.com.br/gameon/plataformas-e-consoles/produtor-nao-garante-que-final-fantasy-voltara-a-focar-em-batalhas-por-turnos,331606517f5e5be6f15c709195b603308mkrr4a4.html?utm_source=clipboard