E anda cada vez mais sendo menos risível e mais trágica. “A vida social é uma comédia perpétua” (Arthur Schopenhauer).
RONDÔNIA DAY TOUR MOSTRA POTENCIAL TURÍSTICO DO ESTADO
Nesta última quarta-feira (16) o Ministério do Turismo (MTur), em Brasília, sediou o “Rondônia Day Tour”, um evento voltado à valorização da identidade amazônica e à promoção de experiências culturais, gastronômicas e turísticas típicas do estado. A iniciativa contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do governador de Rondônia, Marcos Rocha, entre autoridades, embaixadores e representantes internacionais para apresentar os atrativos rondonienses e divulgar os avanços do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Pesca Esportiva do estado. O “Rondônia Day Tour” integra um programa mais amplo de consolidação do estado como destino turístico global, com foco na promoção dos atrativos únicos da Amazônia, no fortalecimento da presença do estado no mercado turístico e na atração de visitantes nacionais e estrangeiros. É preciso dizer que o Ministério do Turismo tem ajudado no fortalecimento do turismo rondoniense. Em junho, por exemplo, os representantes do órgão estiveram no estado com o projeto “PRT em Ação: Mapa do Turismo até Você!”. A iniciativa, voltada à capacitação de gestores municipais e ao fortalecimento da política nacional de regionalização do turismo, passou por municípios como Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho.
A COBRANÇA VEM AÍ.... TÁ-RÁ-TÁ-TÁ... AS OBRAS.....??????????
Pelo menos o novo pedágio que será pago por usar uma estrada em mau estado como a BR-364 poderá se orgulhar de que a Rota Agro Norte, nome bonito que fizeram para cobrar pelo que não se tem ainda, de ter um novo modelo de pedágio: sem praças e sem parar. Isto mesmo que você leu! O sistema free flow, que já é usado em países desenvolvidos, será usado agora em Rondônia para que ninguém deixe de pagar. Irá funcionar assim: as câmeras instaladas em pórticos vão identificar os veículos automaticamente. Sendo que quem usa tag (tipo Sem Parar) já paga direto. Quem não tem tag, será identificado pela placa e receberá a cobrança por e-mail ou WhatsApp, podendo pagar na hora ou em até 7 dias. Aquela módica tarifa de R$ 0,19 por km rodado, multiplicada pela quantidade de eixos do veículo e distância percorrida. Em troca vão tapar os buracos, sinalizar e recuperar, mas só os trechos mais críticos. Não reclame: pague sorrindo. Como compensação você terá (não sei dizer quando) 14 bases de atendimento médico e guincho digital. E daqui a 60 meses as obras vão começar. Mas, o que são cinco anos?
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), Confederação Nacional do Comércio (CNC), apontou que mais de 70% dos brasileiros usam o crédito rotativo em algum momento, e quase metade dos endividados já comprometeu mais de 30% da renda com dívidas no cartão. O que é muito preocupante na medida em que, dados do Banco Central mostram que os juros do rotativo superam 400% ao ano, uma das taxas mais altas do mundo. Embora entrem sem ter noção, quem usa o chamado “rotativo”, de fato, aceita um empréstimo automático com um dos maiores juros do mercado. E os juros altos, em poucas semanas, dobra, triplica o tamanho da dívida sem que o consumidor perceba e a pessoa perde o controle de seu orçamento, sua paz e liberdade. Muitas vezes pagando o mínimo da fatura nem percebe que está afundando numa enorme dívida cada vez mais.
MODERNIZAÇÃO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL É APROVADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Bem, pelo menos provisoriamente, de vez que sempre é possível Lula vetar e o STF derrubar a lei, por fim o texto sobre licenciamento ambiental. O Projeto de Lei 2159/21, que nasceu na Câmara dos Deputados em 2004, foi aprovado contando com 267 votos favoráveis e 116 contrários, e segue agora para a sanção presidencial. O tema estava em pauta há mais de 20 anos no Congresso Nacional e traz mais clareza aos processos e moderniza o cenário flexibilizando algumas regras, muitas consideradas absurdas. Na opinião de Georges Humbert, presidente do Ibrades (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável), "Com 40 anos de atraso, o Brasil moderniza o licenciamento ambiental e acaba com 21 mil normas ilegítimas, produzidas em gabinetes dos conselhos, por pessoas sem legitimidade, sem voto popular, sem capacidade técnica, sem amplo debate e com interesses em gerar travas e dificuldades para lucrar com a venda de facilidades". Mesmo assim ainda se espera que o presidente Lula da Silva vete trechos do projeto. Ou seja, ainda é possível vetos e judicialização do tema. Eita!! Eita!!!! Brazil....Brazil......
CONSUMIDOR BEM-INFORMADO
O nome não vou dizer que não tenho por costume dedurar ninguém. Digamos, para exemplificar que tenha sido Chico Bico Doce, que me falou, entusiasmado com a aplicação da taxação de 50% do Trump, “Isto é muito bom”. Repliquei que não tinha nada de bom, pois criava problemas aqui e lá, bem como ia aumentar a inflação. Chico não se alterou “Inflação sobe sempre de qualquer jeito, mas tudo tem seu lado bom”. Perguntei qual era e ele me disse: “Em 2024, as exportações de cachaça tiveram uma receita de US$ 14,54 milhões e enviaram para fora 6,67 milhões de litros. O principal destino das exportações brasileiras são os Estados Unidos, depois Paraguai e Portugal. Tá vendo? Vai sobrar mais cachaça!”. Bem, não sou eu que vou discutir com bêbado....