Treinadores se enfrentam pela décima vez e fazem tira-teima em confronto de tricolores pela 19ª rodada, a última do primeiro turno

Fotos: Lucas Merçon/Fluminense e Letícia Martins/EC Bahia - Legenda: Renato Gaúcho e Rogério Ceni se enfrentam pela décima vez como treinadores de futebol
Ao longo da história do futebol mundial, diversos ex-jogadores se aventuraram em diferentes caminhos após pendurarem, oficialmente, as chuteiras. Assim, a principal delas foi no comando técnico para transmitir conhecimentos táticos e gestão de grupo. No Brasil não foi diferente, e dois dos principais nomes que seguiram no futebol se enfrentam neste sábado (9): Renato Gaúcho e Rogério Ceni.
Dentro das quatro linhas, ambos se consolidaram como maiores ídolos de dois tricolores: Grêmio e São Paulo, com títulos, defesas e gols históricos. Nesse sentido, à beira do campo, os dois também obtiveram sucesso, com conquistas importantes e já foram, em diferentes momentos, cogitados na Seleção Brasileira.
Curiosamente, os comandantes seguem à frente de outros dois tricolores: Bahia e Fluminense. As equipes, então, medem forças às 21h (de Brasília), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, a última do primeiro turno.
De uma lado, o Esquadrão tenta se manter entre os quatro primeiros e sonha em voltar à Libertadores em 2026. Já do outro, o Tricolor de Laranjeiras teve uma trajetória marcante no Mundial e começa a se reencontrar depois de uma sequência negativa na volta ao Brasil.
Ambos poderiam ter se enfrentado também nas oitavas da Sul-Americana, porém o Bahia deu adeus ao torneio após perder para o América de Cali, que será o adversário do Flu. Na Copa do Brasil, os dois seguem vivos e também podem se encontrar nas quartas.
Equilíbrio e alta média de gols
Historicamente, os dois treinadores já se enfrentaram em nove oportunidades, com muito equilíbrio e alta média de gols. Isso porque são nove confrontos, com quatro triunfos para cada lado e um empate. Ao todo, esses duelos reservaram 25 tentos (média de 2,78 gols por partida), com direito a goleadas fora de casa.
A primeira delas ocorreu no Brasileirão de 2019, logo no segundo confronto dos comandantes. Com uma passagem conturbada pelo Cruzeiro, Ceni viu a equipe não ter forças para superar o Grêmio e perder por 4 a 1 na Arena Independência.
Na temporada seguinte, o ex-goleiro assumiu o comando do Flamengo e foi campeão brasileiro na última rodada. Novamente contra o Imortal Tricolor, o treinador deu o troco em Portaluppi ao vencer por 4 a 2 em Porto Alegre, em janeiro de 2021, por causa da pausa na pandemia.
Com isso, no mesmo ano, os papéis se inverteram. Afinal, Renato assumiu o Rubro-Negro, enquanto Ceni voltou para o clube do coração, São Paulo. Na 32ª rodada daquele Brasileirão, o time carioca passeou no Morumbis e goleou por 4 a 0.
O treinador do Fluminense levava a melhor no confronto até a temporada passada, mas Rogério equilibrou o histórico no comando do Bahia contra o Grêmio. Sendo assim, foram dois triunfos seguidos por 1 a 0, em Salvador, e 2 a 0, em Porto Alegre. O primeiro deles, aliás, com gol de Everaldo, que atualmente é comandado por Portaluppi no Fluminense.
Confrontos entre Renato Gaúcho e Rogério Ceni
1 - Grêmio 1 x 0 Fortaleza - Brasileirão 2019
2 - Cruzeiro 1 x 4 Grêmio - Brasileirão 2019
3 - Fortaleza 2 x 1 Grêmio - Brasileirão 2019
4 - Grêmio 1 x 1 Fortaleza - Brasileirão 2020
5 - Grêmio 2 x 4 Flamengo - Brasileirão 2020
6 - São Paulo 0 x 4 Flamengo - Brasileirão 2021
7 - Grêmio 1 x 0 Bahia - Brasileirão 2023
8 - Bahia 1 x 0 Grêmio - Brasileirão 2024
9 - Grêmio 0 x 2 Bahia - Brasileirão 2024
https://www.terra.com.br/esportes/fluminense/bahia-x-fluminense-renato-e-ceni-se-reencontram-com-historico-equilibrado-e-goleadas,e695f0834622ff99115c538575cb217bghs8b90e.html?utm_source=clipboard