Atividades especiais da 2ª edição aproximam estudantes da prática da animação e celebram grandes nomes do audiovisual local e nacional
O cinema de animação invade as salas de aula da rede pública em Porto Velho a partir da próxima semana com a programação do FICAR – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia – 2ª Edição. O evento acontece de 25 a 29 de agosto nas cidades de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho, com atividades que vão além das exibições de 19 filmes, incluindo oficina, roda de conversa e uma homenagem especial ao cineasta Marcos Magalhães, um dos grandes nomes da animação brasileira. O Festival de Animação é uma realização da Associação Ambientalista Verde Vida, projeto contemplado no Edital nº 06/2024 - SEJUCEL/SIEC da Lei Paulo Gustavo.

Christyann Ritse
Na quarta-feira (27), os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Oswaldo Piana, em Porto Velho, participam da Oficina de Pixilation com o animador e fotógrafo Christyann Ritse. A técnica de animação com pessoas reais, quadro a quadro, será vivenciada pelos alunos em uma proposta prática, divertida e criativa. Com mais de 15 anos de experiência em curtas e longas-metragens, Ritse já atuou em diferentes estados do Brasil e países da América Latina, sendo também o criador do projeto Sabiá Cultural.
Edier Willian
Na sexta-feira (29), a programação especial será na Escola Estudo e Trabalho, também em Porto Velho. Pela manhã, os alunos terão a oportunidade de dialogar durante a roda de conversa “Desafios em fazer animação em Rondônia”, com os cineastas rondonienses Juraci Júnior, diretor audiovisual com trabalhos em ficção, documentário e videoclipes, tendo participado de festivais no Brasil e no exterior, e Édier William, ator, escritor, criador audiovisual e produtor cultural. Tem filmes premiados no Brasil e no exterior e atua como idealizador e coordenador do Cine RO – Festival de Teatro de Rondônia. O encontro busca aproximar a realidade local da produção audiovisual contemporânea, discutindo tanto as barreiras quanto às potencialidades da animação feitas na Amazônia.
Marcos Magalhaes
Encerrando o festival, no mesmo dia, acontece a homenagem ao cineasta Marcos Magalhães, criador do icônico ratinho de massinha do programa Castelo Rá-Tim-Bum, fundador do Anima Mundi e premiado internacionalmente. Doutor em Design e professor da PUC-Rio, Magalhães é considerado uma referência na animação brasileira.
Para ele, o cenário atual da animação no Brasil demonstra a evolução de um campo antes restrito a iniciativas experimentais.
“Temos um panorama muito diferente do que há 50 anos, quando iniciei minha carreira com curtas-metragens em Super8, na casa dos meus pais. Não havia um caminho profissional estabelecido, os trabalhos eram feitos com puro entusiasmo. Hoje, continua a existir a paixão pela animação, mas agora é possível planejar e investir numa carreira profissional em diversos projetos que utilizam essa linguagem tão encantadora e poderosa”, afirma.
Magalhães também destacou a importância do reconhecimento em um festival voltado ao público infantil na Amazônia. “Para mim é uma imensa honra receber esta homenagem, que divido com a minha família, meus alunos, colegas animadores e professores. O reconhecimento por um público infantil é muito importante, ainda mais num festival amazônico que acontece numa região plena de histórias e personagens, fantasiosos e reais, que já estão vivos na imaginação e ficarão ainda mais poderosos quando transformados por estes jovens animadores em filmes de animação, disse o cineasta.
Diretor Juraci Júnior
Dia 25 de agosto - Guajará Mirim - Escola EEEMTI Simon Bolívar - exibição de animações nos períodos matutino e vespertino;
Dia 26 de agosto - Nova Mamoré - Escola EEEFM Salomão Silva- exibição de animações nos períodos matutino e vespertino;
Dia 27 de agosto - Porto Velho - Escola Oswaldo Piana - - Oficina de Pixilation (matutino) e exibição de filmes nos períodos matutino e vespertino;
Dia 28 de agosto - Porto Velho - Escola EMEF Estela de Araújo Compasso - exibição de animações nos períodos matutino e vespertino;
Dia 29 de agosto - Porto Velho - Escola Estudo e Trabalho - Período Matutino - exibição de animações; Período Vespertino - Roda de Conversa com o tema “Sobre desafios em fazer animação em Rondônia”, com os cineastas de Rondônia Juraci Júnior e Édier William e logo após homenagem ao professor e cineasta de animação Marcos Magalhães.
Siga, curta e compartilhe @ficarfestival -
FICAR – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia – 2ª Edição - Edital nº 06/2024 - SEJUCEL - SIEC - Fomento para Formação, Difusão e Apoio a sala de cinema - Eixo I - Difusão - Categoria A - Festivais de Cinema, com recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo do Estado de Rondônia, FEDEC, Ministério da Cultura e Governo Federal. Realização: Associação Ambientalista Verde Vida,
Fonte: Assessoria