
A atuação preventiva da Auditoria Interna do Tribunal de Justiça de Rondônia (Audint/TJRO) ganhou destaque nacional ao receber Menção Honrosa no Prêmio Auditoria Geração de Valor, durante o Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário 2025, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. Servidores(as) da auditoria interna do TJRO participaram do evento, que reuniu auditores de todo o país para debater avanços e desafios da atividade, fortalecendo o papel estratégico das auditorias no Judiciário.
A prática premiada, intitulada “Avaliação e Consultoria Preventiva – Responsabilidade Fiscal em Final de Mandato”, orienta a alta administração sobre os artigos 21 e 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nos últimos 180 dias de gestão. Por meio de matriz de riscos, controles e orientações práticas, a ação visa prevenir irregularidades fiscais, assegurar a continuidade das políticas públicas e mitigar riscos que possam comprometer a gestão.

Além da premiação, o fórum contou com debates sobre a atuação das auditorias na área fim da Justiça, com foco nos limites e oportunidades para contribuir com a atividade jurisdicional.
Para a auditora-chefe da Audint/TJRO, Simara Jandira, participar do encontro representa um importante passo para o fortalecimento da auditoria no Poder Judiciário de Rondônia. “Estar presente neste fórum é essencial para que a Auditoria Interna se mantenha atualizada e preparada para contribuir com os objetivos do Judiciário rondoniense”, pontuou.
Assessoria de Comunicação Institucional