Mutirão foi o maior evento de telemedicina da Perícia Médica Federal realizado em um único local e teve como objetivo reduzir a fila de espera para concessão de benefícios

Peritos médicos de várias regiões do país foram acionados para fazer o teleatendimento dos segurados
Um mutirão de Perícia Conectada atendeu, nesses dias 16 e 17 de agosto, 1500 pessoas em Cacoal. Essa ação, que contou com a parceria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Prefeitura de Cacoal, teve como objetivo reduzir a fila de espera para concessão de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e outros que dependem de avaliação médica pericial. Realizado na Escola Municipal José de Almeida, esse foi o maior evento da modalidade de Perícia Conectada já realizada até o momento em uma só localidade.
Peritos médicos de várias regiões do país foram acionados para fazer o teleatendimento dos segurados. Eles trabalharam em três fusos horários diferentes, o que permitiu estender os atendimentos até a noite. A ação conjunta ajudou, por exemplo, uma bebê com várias comorbidades que veio de uma cidade a quase 200 quilômetros de distância para fazer avaliação médica por um requerimento de benefício assistencial para pessoa com deficiência (BPC/LOAS). Ela foi atendida remotamente em uma ambulância em frente à escola. “Foi um processo muito rápido, antecipou muito nosso atendimento. Minha filha é especial e precisava passar por uma perícia com urgência. Só tenho a agradecer essa oportunidade”, relatou a mãe.
Outro segurado, que precisava passar por perícia após um acidente de trabalho, também destacou a importância do atendimento. “Esse mutirão era uma coisa que a gente nem esperava. Vim aqui, fui muito bem atendido e deu tudo certo. É muito gratificante saber que o governo está trabalhando para ajudar a gente”.
Mais de 60 profissionais estavam participando do mutirão. Além de médicos, assistentes sociais também atuaram no local prestando atendimento e orientando os segurados sobre direitos e processos relacionados aos benefícios do INSS.
A escolha da escola como ponto de atendimento foi estratégica, uma vez que o espaço oferece estrutura adequada, acessibilidade e capacidade para receber grande volume de pessoas com conforto e segurança. Além do espaço, a prefeitura do município disponibilizou uma tradutora de libras para atender os segurados com deficiência auditiva.
A realização do mutirão é parte de uma estratégia nacional para reduzir o tempo de espera dos segurados que aguardam perícia médica. Em muitos casos, a avaliação é o último passo antes da liberação de um benefício do INSS.
Link: https://www.gov.br/previdencia/pt-br/noticias/2025/agosto/pericia-conectada-atende-1500-pessoas-em-cacoal-rondonia