A expectativa é ter um corredor da biodiversidade até 2035
A Prefeitura de Curitiba iniciou o plantio de 4 mil novas árvores no canteiro central da Avenida Comendador Franco, também conhecida como Avenida das Torres. A expectativa é que, ao caminhar pela região, em 2035, o pedestre esteja em uma ‘floresta urbana’.
As árvores são plantadas entre São José dos Pinhais e Curitiba, passando pelos bairros Uberaba, Guabirotuba e Jardim Botânico, no trecho entre a rodoferroviária e o aeroporto. São plantadas árvores de espécies nativas, frutíferas e ornamentais ao longo de quase 8 quilômetros da avenida. A primeira etapa do plantio começou no dia 3 de setembro.
De acordo com o responsável-técnico pelo plantio, Roberto Salgueiro, do Horto Municipal da Barreirinha, foram plantadas 350 mudas da espécie pau-ferro (Libidibia leiostachya), 200 de ipê-amarelo miúdo (Handroanthus chrysotrichus) e 400 de espécies frutíferas.
“Essas novas árvores dentro de pouco tempo vão formar uma importante área de alimentação para a Fauna Silvestre de Curitiba, em especial a avifauna e as abelhas sem ferrão. No futuro, daqui a dez anos, essas árvores estarão no auge e gerando sombra para ajudar a cidade a enfrentar as ondas de calor”.
O corredor da biodiversidade vai permitir o deslocamento e alimentação de animais, dispersão de sementes, aumento da cobertura vegetal e reduzir impactos da urbanização e dos gases poluentes do tráfego da avenida.
Na região, as principais áreas verdes a serem conectadas incluem o Jardim Botânico de Curitiba e o campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) às áreas de remanescentes florestais do bairro Uberaba e ao Parque do Centenário da Imigração Japonesa de Curitiba, na APA (Área de Proteção Ambiental) do Iguaçu.
Publicado primeiro em Banda B » 4 mil novas árvores são plantadas na Av. das Torres; veja vídeo de como ficará o ‘corredor da biodiversidade’ - https://www.bandab.com.br/curitiba/4-mil-novas-arvores-plantadas-av-das-torres/
