Agentes estaduais realizam abordagem ao lado de prédio histórico tombado e apreendem cachimbos de crack e armas brancas

Uma operação de ordenamento público realizada por agentes estaduais, nesta terça-feira (2), resultou na apreensão de armas brancas e diversos cachimbos de crack ao lado do Palácio do Catete, atrás da estação do metrô. O local, patrimônio histórico tombado do Rio de Janeiro, é frequentado diariamente por cariocas e turistas em busca de lazer.
A ação, conduzida por agentes do 2º Batalhão de Polícia Militar (Botafogo), teve como foco combater o consumo de crack em espaços públicos. Durante as abordagens, os policiais revistaram suspeitos, a maioria com antecedentes criminais por furto, roubo, tráfico de drogas e homicídio, mas nenhum mandado judicial ativo foi identificado.
Os agentes também flagraram a concentração de usuários junto à rampa de acessibilidade do metrô, situação que preocupa autoridades e visitantes.
O superintendente Estadual da Zona Sul e Centro (SEGOV), Marcelo Maywald, destacou a importância da ação. “Não podemos admitir que um espaço histórico, como o Palácio do Catete e seu Jardim, ambos tombados, e que recebem tantos visitantes, muitos deles alunos e crianças, convivam com cenas degradantes que geram insegurança. Nosso objetivo é garantir que a frequência ao local seja tranquila e segura”, afirmou.
A operação desta terça-feira segue outra ação preventiva realizada na última sexta-feira (29), no Parque do Flamengo, próximo ao Museu de Arte Moderna (MAM). Na ocasião, foram apreendidas facas e objetos perfurocortantes com suspeitos que ocupavam a área. O parque é um dos principais pontos turísticos da cidade.
https://diariodorio.com/aumento-do-consumo-de-drogas-em-areas-historicas-provoca-operacao-ao-lado-do-palacio-do-catete/?utm_source=terra_capa_noticias&utm_medium=referral