Medalha, uma das mais prestigiadas da Brigada Militar gaúcha, enaltece os homenageados e simboliza união entre estados
A bravura dos militares paranaenses ganhou reconhecimento nacional. Em uma cerimônia emocionante realizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, bombeiros e policiais militares do Paraná receberam a Medalha Major Noêmio Ferraz – Grande Mérito da Aviação da Brigada Militar, pela atuação decisiva nas operações de resgate durante as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024.
Foto: SSP-RS.
Foram homenageados o capitão Henrique Arendt Neto (PMPR), o capitão Alexandre Bettiol Ferelli (CBMPR), o subtenente Jeferson Panzarini (PMPR) e o 3º sargento Mathias Taborda (CBMPR). Eles integravam a aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) que foi a primeira de fora do estado a chegar ao Rio Grande do Sul, pousando em Lajeado no dia 2 de maio, em meio ao caos e à destruição.
Homem tem estaca atravessada no pescoço e sobrevive de forma milagrosa no interior do Paraná
A missão ficou marcada por cenas que jamais serão esquecidas: moradores ilhados em telhados, famílias presas em casas prestes a desmoronar, pessoas debilitadas que precisavam ser içadas com cargas externas e até animais resgatados no limite da sobrevivência. Foi nesses momentos de puro desespero que os paranaenses mostraram coragem e preparo.
“Ao chegar, nos deparamos com regiões totalmente alagadas e inúmeras pessoas pedindo socorro ao mesmo tempo. Era preciso tomar decisões duras, escolher quem retirar primeiro, priorizando aqueles em situação mais vulnerável ou em casas que provavelmente não resistiriam. Foi um cenário muito impactante, que jamais será esquecido”
contou o capitão Alexandre Ferelli, do Corpo de Bombeiros, relembrando a difícil realidade enfrentada.
Já o capitão Henrique Arendt Neto, piloto da PMPR, reforçou o espírito coletivo da homenagem.
“Com certeza o Estado do Paraná, a Polícia Militar do Paraná e o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná deu a resposta com equipes capacitadas no momento certo e quando o Rio Grande do Sul mais precisava, resultando em diversas vítimas salvas por nossas equipes. Tivemos a honra de receber essa medalha, mas que é direcionada a todas as equipes que atuaram e salvaram vidas”
disse Henrique Arendt Neto.
Foto: SSP-RS.
Helicóptero da PM persegue carro e 10 celulares contrabandeados são apreendidos no Paraná; assista
A medalha, uma das mais prestigiadas da aviação da Brigada Militar gaúcha, não apenas enaltece os quatro homenageados, mas simboliza a união entre estados em momentos de tragédia.
A integração entre Bombeiros e Polícia Militar do Paraná, dentro do BPMOA, foi determinante para que a ajuda chegasse rápido e de forma eficiente quando milhares de gaúchos ainda aguardavam socorro imediato.
Publicado primeiro em Banda B » Bombeiros e policiais do Paraná recebem medalhas por salvamentos nas enchentes no Rio Grande do Sul - https://www.bandab.com.br/noticias-parana/bombeiros-policiais-parana-medalhas-salvamentos-enchentes-rio-grande-do-sul/