
O IV Encontro Estadual da Magistratura de Rondônia começou oficialmente na quinta-feira, 25, em Porto Velho. Magistrados(as) de todo o estado celebraram a importância do cuidado com a saúde mental e a ética na Justiça. A noite contou com palestra do historiador, professor e escritor Leandro Karnal, que trouxe valiosas reflexões sobre ética, responsabilidade e o papel fundamental do equilíbrio emocional no cotidiano do Judiciário.
A programação também reservou espaço para apresentações culturais, como a execução emocionada de “Brasileirinho” ao piano pela juíza Maxulene de Sousa Freitas.Clique aqui e confira a cobertura fotográfica do evento
Organizado pela Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO) e pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), o encontro será realizado até sexta-feira, 26, no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), em Porto Velho, reunindo magistrados e magistradas de todo o Poder Judiciário rondoniense. Neste ano, o tema do encontro é “Ética e saúde mental”.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Barbosa, ao abrir oficialmente o encontro disse: "O tema que hoje nos convoca: "ética e saúde mental", não é apenas oportuno, mas necessário. Ética no trabalho é o alicerce da magistratura. Desde Aristóteles, sabemos que a ética é inseparável da vida comunitária, ela dá sentido a função e a saúde mental dá a sustentação. Nenhum magistrado ou magistrada conseguirá decidir com equilíbrio se estiver emocionalmente exaurido", discursou.
Já o diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, destacou que os temas do encontro são pilares essenciais para a atividade jurisdicional. "Estamos aqui movidos pela certeza de que a magistratura é, antes de tudo, um exercício permanente de humanidade e é nessa humanidade compartilhada que reside a nossa missão", comentou.

Também presente na abertura do evento, a juíza Fabíola Inocêncio, presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) destacou que o encontro oferece a oportunidade de aprofundar debates sobre temas que são relevantes. "é tempo de repensar práticas e de fortalecer nossa identidade como magistrados. É momento de partilha, de aprendizado e de renovação do compromisso com a sociedade a qual servimos", disse.
Compuseram a mesa de abertura, ainda, o deputado Rodrigo Camargo, representando a ALE-RO, e Elias Rezende de Oliveira, secretário-chefe da Casa Civil, representante do Governo de Rondônia.
O encontro continua nesta sexta-feira, 26, oferecendo oportunidades de aprimoramento para todos que trabalham em prol de uma Justiça cada vez mais inclusiva e eficiente.
Assessoria de Comunicação Institucional