
Ninguém gosta de quem diz verdades com coragem. “...a postura de esquerda sempre foi uma alegria. Nunca uma questão de emprego. Nunca precisamos, os malditos bêbados, os malditos vagabundos, lamber os pés sujos de uma poesia mal escrita de Sarney, nunca nos ajoelhamos aos pés divinos de Roberto Marinho” (Tarso de Castro).
GOVERNO AUTORIZA CRÉDITO PARA CONSTRUÇÃO DO HEURO
Anunciado pelo governo estadual que foi sancionada a lei 6.156/2025 autorizando crédito orçamentário valor de R$ 67,1 milhões para construção do Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho (Heuro). A proposta havia recebido autorização da Assembleia Legislativa na última terça-feira, e a lei foi publicada na edição de sexta-feira (12.09.25) do Diário Oficial do Estado. A execução, em hipótese de aquisição do imóvel, deve ser realizada pelo Poder Executivo, em caso de construção, ocorrerá pela contratação de empresa especializada, que também pode ser contratada para o planejamento e execução de eventuais obras e instalações, bem como o fornecimento de bens e equipamentos permanentes indispensáveis para operar a nova unidade.
OUTORGA DO MÉRITO LEGISLATIVO A RANIERY COELHO
Nesta segunda-feira (15), a Assembleia Legislativa de Rondônia, por iniciativa do deputado Alan Queiroz, realiza Sessão Solene para a outorga de Medalha do Mérito Legislativo ao presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio-CNC, Raniery Araujo Coelho, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia. O evento acontece no Plenário Deputada Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos.
RORAÍMA FINALMENTE LIGADO AO OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO (ONS)
A energização da Linha de Transmissão Manaus–Boa Vista feita em cerimônia na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília, marcou um novo momento para o setor elétrico brasileiro. Pela primeira vez, Roraima passa a integrar-se ao Sistema Interligado Nacional (SIN), superando décadas de isolamento que encareciam o custo da energia e limitavam o desenvolvimento do estado. O evento reuniu autoridades e técnicos do setor e contou com a participação do senador Dr. Hiran, que destacou a importância simbólica e prática da conquista. O senador ressaltou que o impacto será sentido pelos consumidores. Até agora, o abastecimento dependia da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), encargo para sustentar sistemas isolados como o de Roraima. Com a integração ao SIN, o estado terá energia mais estável, limpa e barata. Além disto, a linha permitirá o escoamento de até 700 megawatts de futuras hidrelétricas inventariadas em Roraima para o restante do país.
CURSO DE MEDICINA DE MACAPÁ VAI REALIZAR 2º VESTIBULAR
A Faculdade Integrado de Macapá abriu inscrições para o 2º vestibular do curso de Medicina, que ofertará 60 vagas. Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro pelo site www.grupointegrado.br/graduacao/presencial/medicina-macapa. As provas serão no dia 19 de outubro. Afora a seleção tradicional, os candidatos também podem optar pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta modalidade, as inscrições seguem até o dia 20 de outubro pelo mesmo site e a classificação será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos nas edições do Enem, a partir de 2010. A lista dos aprovados será divulgada no endereço https://www.grupointegrado.br/editais a partir de 24 de outubro.
PARA MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS EQUILIBRAR AS DESPESAS BÁSICAS É UM DESAFIO
A pesquisa "People at Work 2025", da ADP, revelou que 54% dos brasileiros: 54% vivem de salário em salário, ou seja, não sobra nada para poupança e causa insegurança financeira. A pesquisa, aliás, entrevistou 38 mil trabalhadores em 34 países e mostrou que, para muitos, ter mais de uma fonte de renda é uma estratégia de sobrevivência. Entre os destaques, a pesquisa apontou que 19% dos brasileiros possuem mais de um emprego, e 60% fazem isto para cobrir despesas básicas. E são as mulheres (21%) e os jovens de 18 a 26 anos (25%) que mais acumulam trabalhos extras. E nem sempre o acúmulo de funções resolve o problema, pois muitos ainda enfrentam dificuldades para equilibrar o orçamento.
CRESCE A INFRAESTRUTURA PARA RECARGA RÁPIDA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS
Segundo a Tupi Mobilidade, em parceria com a ABVE, o Brasil, em agosto, tinha 16.880 pontos públicos e semipúblicos de carregamento de veículos elétricos. E os carregadores rápidos (DC) cresceram 59% em seis meses. Na comparação com o levantamento anterior, de fevereiro (14.827), houve um crescimento de 14% na rede total de infraestrutura de recarga pública e semipública do país. Com a frota de veículos elétricos plug-in no Brasil (BEV e PHEV) totalizou 302.225 unidades (de 2022 a agosto de 2025, segundo a ABVE Data), chega-se a uma relação de 18 veículos por eletroposto. Deste total: 44,5% (134.592 veículos) são 100% elétricos (BEV) e dependem totalmente dos carregadores e 55,5% (167.633) são híbridos plug-in (PHEV) e têm dependência parcial da infraestrutura de recarga, (operam também com motor a combustão). Dos 16.880 eletropostos existentes, 77% (13.025) oferecem carga lenta (AC), enquanto 23% (3.855) são carregadores rápidos (DC). Os números dos últimos seis meses indicam um crescimento mais rápido dos carregadores rápidos que dos carregadores lentos. Com informações fornecidas por Eduardo Sanches, da Printer Comunicação, a partir de dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos-ABVE.