O navio não contava com guindaste para auxiliar no socorro
A simulação de um grave acidente no porão de um navio mobilizou equipes de segurança no Porto de Paranaguá, nesta segunda-feira (29), como parte de um treinamento inédito de resgate organizado pela Portos do Paraná.
Participaram da ação mais de 40 profissionais do Corpo de Bombeiros, da Rocha Terminais Logísticos, da Rochamar Agência Marítima e do Ogmo (Órgão Gestor de Mão de Obra).
O assessor especialista em Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná, Felipe Zacharias, afirmou que o treinamento é essencial.
“Temos que ensaiar, testar e treinar para que, quando algo eventualmente aconteça, já tenhamos todos os critérios e procedimentos perfeitamente conhecidos, alcançando maior eficácia no atendimento”
O foco do simulado foi testar e definir métodos de salvamento em casos de acidentes em embarcações sem guindastes, como é o caso do navio Uranus, utilizado como cenário da atividade. A ausência do equipamento exigiu formas diferentes de atuação. A simulação ocorreu em um dos porões da embarcação, onde o trabalhador acidentado foi representado por um manequim.
O Corpo de Bombeiros fez primeiros socorros ainda no local e executou o resgate usando cordas, que içaram a vítima por 20 metros até o convés. Na etapa seguinte, foi feita a retirada da vítima pelo sistema de guincho utilizado para içamento de suprimentos para o navio.
Publicado primeiro em Banda B » Resgate em porão de navio mobiliza mais de 40 socorristas no Porto de Paranaguá - https://www.bandab.com.br/noticias-parana/resgate-porao-navio-porto-paranagua/
