Gigante chinesa acusa a Sony de tentar monopolizar uma parte da cultura popular

Tencent reage à acusação da Sony de que Light of Motiram é um "clone" de Horizon
Foto: Reprodução / Tencent
Alguns meses após a Sony processar a Tencent por plágio, com a dona do PlayStation dizendo que Light of Motiram tem jogabilidade, temas e elementos idênticos aos da franquia Horizon, a empresa chinesa finalmente respondeu ao processo.
A Tencent chamou as alegações de "surpreendentes" e acusou a Sony de tentar monopolizar uma parte da cultura popular quando, na opinião da Tencent, Horizon não era particularmente original em primeiro lugar.
Conforme informado pela página The Game Post (via VGC), a resposta da Tencent sugere que a Sony, ao processá-la por Light of Motiram, deixa de reconhecer outros jogos que apresentam conceitos parecidos com os vistos em Horizon.
“A reclamação da Sony ignora esses fatos de forma reveladora”, afirmou a Tencent. “Em vez disso, tenta transformar ingredientes onipresentes do gênero em ativos de propriedade dela."
“Ao processar por um projeto inédito que apenas emprega os mesmos clichês consagrados por dezenas de outros jogos lançados antes e depois de Horizon – como Enslaved, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Far Cry: Primal, Far Cry: New Dawn, Outer Wilds, Biomutant e muitos outros – a Sony busca um monopólio inadmissível sobre as convenções do gênero.”
A Tencent alega também que o processo da Sony “não tem como objetivo combater a pirataria, plágio ou qualquer ameaça genuína à propriedade intelectual”, sendo na verdade “uma tentativa imprópria de cercar uma parte bem conhecida da cultura popular e declará-la domínio exclusivo da Sony”.
Além disso, a empresa chinesa disse que a Sony já sabia que Horizon não era uma ideia original quando estava sendo produzido, citando um documentário no qual o diretor de arte de Horizon Zero Dawn, Jan-Bart van Beek, afirmou que havia preocupações no planejamento do jogo por ele ser muito parecido com Enslaved: Odyssey to the West, lançado em 2013 pela Bandai Namco.
"A Sony arquivou o projeto, apenas para revivê-lo mais tarde, com plena consciência de que a ideia estava longe de ser inovadora", afirmou a Tencent. "Quando Horizon Zero Dawn finalmente foi lançado em 2017, a comunidade gamer notou sua impressionante semelhança com Enslaved e outros clássicos do gênero."
Apesar da resposta dura da Tencent à Sony, em agosto a página de Light of Motiram no Steam foi atualizada, recebendo uma nova descrição, mais genérica, descartando quase todas as referências às criaturas mecânicas. As fotos também foram trocadas por outras que apresentam uma paleta de cores e cenários menos parecidos com os de Horizon.
Desenvolvido pela Polaris Quest, um estúdio da Tencent, Light of Motiram chega no 4º trimestre de 2027.
https://www.terra.com.br/gameon/plataformas-e-consoles/tencent-reage-a-acusacao-da-sony-de-que-light-of-motiram-e-um-clone-de-horizon,c8b6c3dadb635ff59dd3a17cab8a95281dlf3r3u.html?utm_source=clipboard