
Galeria é aberta permanentemente à visitação no 5º andar do edifício-sede
Inaugurada em março de 2025 com o objetivo de reconhecer e valorizar o legado de mulheres que se destacaram na política, no serviço público, nas artes ou outros cenários, a galeria permanente “A Primeira Mulher de Rondônia” ganhou novos rostos nesta quinta-feira, 4.
Uma solenidade conduzida pelo presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, marcou a aposição das fotografias de Elissandra Regina ‘Nenê’ Cavalcanti, Larissa Magalhães Nascimento, Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos (in memoriam) e Txai Suruí, cujas trajetórias são reconhecidas em todo o estado pela contribuição ao esporte, política, meio ambiente e administração pública. A cerimônia ocorreu também em alusão ao Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher, comemorado neste sábado, 6 de setembro.
“Que o nome dessas mulheres seja escrito, gravado com ouro nesse mural que aqui será perpetuado, fico orgulhoso de ser o pai desta ideia que foi de imediato abraçada por toda a corte, por todo o Tribunal de Justiça, porque isso representa o reconhecimento do trabalho da mulher”, declarou o presidente durante a cerimônia.

“Há três meses saí de Rondônia, mas ainda tenho um pesar, porque aqui aprendi muito a bem me relacionar com as outras instituições, tenho orgulho dos rondonienses”, disse Larissa. “Quando cheguei, não sabia da força feminina em estar aqui depois de 50 anos, inaugurando a liderança feminina na Polícia Federal”, completou.

Fundadora do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia e primeira rondoniense a vencer o prêmio Emmy pelo documentário “O Território”, Txai Suruí enviou um vídeo de agradecimento pela homenagem e foi representada no evento pela mãe, a ativista Neidinha Suruí. “Que a gente seja porta, seja ponte mesmo para outras mulheres, para mais jovens, para mais povos indígenas ocuparem cada vez mais esses lugares e fazer cada vez mais o nosso país de fato um lugar democrático e bom para todos nós vivermos”, afirmou Txai.

Familiares de Lúcia Tereza, primeira mulher prefeita de uma cidade da Amazônia e primeira prefeita de Espigão do Oeste, além de deputada estadual em várias legislaturas, estiveram presentes e se emocionaram com a homenagem. “Somos muito gratos por esse reconhecimento diante de outras tantas mulheres fortes que ajudaram e ajudam a construir o nosso estado, a gente é muito feliz por tudo que nossa mãe representa, porque no dia a dia ainda se fala de Lúcia Tereza tanto na Assembleia como no estado, como alguém que trabalhou, passou pela política e deixou um legado”, compartilhou um dos filhos, Paulo Henrique de Souza.
Ao final da solenidade, as homenageadas e representantes receberam das mãos do presidente placas comemorativas e juntos descerraram as novas fotos, eternizando nas paredes do Tribunal de Justiça de Rondônia as trajetórias únicas e inspiradoras das agora 25 mulheres reconhecidas até aqui.
Assessoria de Comunicação Institucional