Servidores que atuam nos Fóruns Digitais e Postos Avançados do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) participaram de uma capacitação sobre o uso da linguagem simples no atendimento ao público. O curso online foi ministrado pela servidora Fernanda Lemos, responsável pela elaboração do Manual de Linguagem Simples do TJRO.
Durante o encontro, os participantes aprenderam sobre o conceito de linguagem simples, formas de aplicá-la nos atendimentos e exemplos úteis para utilizar no dia a dia.
Investir na capacitação das equipes do TJRO é fundamental para aprimorar o atendimento à população, pois por meio de treinamentos como esse, os servidores se tornam mais preparados para se comunicar de forma acessível e eficiente.

Sobre o manual
O Manual de Linguagem Simples foi oficializado pelo Ato 1413/2025. A preparação envolveu ampla pesquisa bibliográfica em órgãos públicos nacionais, além da consulta a documentos internacionais. O trabalho detalha cada etapa, desde o planejamento da escrita até a revisão dos textos, proporcionando orientações para que as mensagens do TJRO sejam inclusivas e orientadas para o público.Acesse a publicação no Diário da Justiça Eletrônico
Acesse o Ato 1413/2025
Leia mais:
TJRO difunde Manual de Linguagem Simples com ações integradas de comunicação
Assessoria de Comunicação Institucional
