O renomado guia de viagens britânico Lonely Planet apontou a localidade paulistana como um "Pequeno Japão"
Bairro da Liberdade, no centro de São PauloFoto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo
O bairro da Liberdade, na região central de São Paulo, agora faz parte dos 25 melhores destinos para "turistar" em 2026. É o que aponta o ranking Best in Travel 2026, promovido pela Lonely Planet, guia de viagens britânico.
O reduto da maior comunidade japonesa fora do Japão é o único representante brasileiro na lista, que reúne lugares e experiências em todos os continentes. O distrito ainda recebeu o selo de "melhor para o cruzamento de cultura e gastronomia".
Apesar da forte influência asiática, a publicação britânica também destaca a memória negra da Liberdade, ao citar a Capela dos Aflitos, igreja de 1779, que abrigava um cemitério de pessoas escravizadas.
A publicação conclui que, para além das compras e das delícias da culinária asiática local, um dos grandes atrativos do bairro é justamente oferecer novos ângulos da história do Brasil.
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/brasil/sudeste/bairro-da-liberdade-e-escolhido-um-dos-25-melhores-destinos-para-2026,6175823a583f210eb523284b99d59fcd7cc4l7bw.html?utm_source=clipboard
