Mesmo fora do card, campeão meio pesado observa de perto a luta entre Tom Aspinall e Ciryl Gane, que pode abrir caminho para sua estreia entre os pesados

Alex Poatan em entrada para evento no UFC. Foto: Reprodução/Instagram/UFC India
Alex Poatan pode ter o futuro definido neste sábado (25), durante o UFC 321, em Abu Dhabi. Apesar de não estar escalado para lutar, o campeão meio pesado (até 93kg) estará de olho na luta principal entre Tom Aspinall e Ciryl Gane, que disputam o cinturão dos pesos pesados (até 120,2kg), divisão que pode receber o brasileiro em breve.
Após meses em busca de uma luta contra Jon Jones para unificar os cinturões interino e linear, Aspinall acabou sendo coroado campeão sem precisar encarar o norte-americano. Isso porque ‘Bones’ anunciou oficialmente sua aposentadoria, abrindo espaço para um novo reinado na categoria mais perigosa do UFC.
Agora, o britânico defende o título pela primeira vez diante de Ciryl Gane, que tenta pela terceira vez conquistar o protagonismo na divisão. Em suas tentativas anteriores, o francês acabou superado por Francis Ngannou, por decisão, e foi finalizado por Jon Jones em pouco mais de um minuto.
Independentemente de quem saia com o cinturão no UFC 321, o próximo passo pode envolver Alex Poatan. O brasileiro reconquistou o cinturão dos meio pesados ao vencer Magomed Ankalaev no UFC 320 e, ainda no octógono, expressou o desejo de subir para os pesados. O objetivo, no entanto, não seria disputar diretamente o título, mas protagonizar uma superluta contra Jon Jones, planejada para o UFC Casa Branca.
Apesar do interesse de Poatan, a volta de Jon Jones parece improvável. Dana White desconfia do desejo do ex-campeão para retornar ao cage. Embora não tenha se manifestado publicamente, o retorno de ‘Bones’ pode ter ficado ainda mais complicado após o falecimento precoce de seu irmão, Arthur Jones.
Sem Jones no caminho, a mudança de Alex Poatan para os pesados pode representar uma tentativa histórica: o brasileiro tem a chance de se tornar o primeiro atleta da história do UFC a conquistar três cinturões em divisões diferentes.
Por outro lado, caso o pataxó decida permanecer entre os meio pesados, outro brasileiro pode assumir o protagonismo e buscar uma oportunidade contra Aspinall ou Gane. Jailton Malhadinho, que enfrenta Alexander Volkov no mesmo evento, pode se credenciar como próximo desafiante em caso de vitória.
https://www.superlutas.com.br/noticias/334056/futuro-alex-poatan-pode-definido-ufc-321-entenda/?utm_source=terra_capa_esportes&utm_medium=referral
