O diretor mexicano, responsável pela nova versão de Frankenstein, que estará na programação da 49ª Mostra de Cinema de São Paulo, destacou o protagonismo e a vitalidade do cinema brasileiro
Frankenstein, terror de Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno), que traz Oscar Isaac (Cavaleiro da Lua) no papel de doutor Frankenstein, fará parte da programação da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o diretor aproveitou para celebrar o cinema brasileiro e sua relevância no cenário mundial.

Guillermo del Toro celebra o cinema brasileiro 'Diverso, político, poético e profundamente humano'
Foto: 2240801419 (Divulgação/Kate Green/Getty Images for BFI) / Rolling Stone Brasil
Em entrevista à revista Variety, Del Toro elogiou o cinema brasileiro e seu "constante renascimento" no cenário internacional. "Sempre houve uma vitalidade enorme, geração após geração de cineastas, e agora está encontrando novas vozes, novas formas de se conectar com o mundo sem perder suas raízes culturais únicas, e isso vem sendo cada vez mais reconhecido em todo o mundo", disse del Toro.
O diretor ainda ressaltou que o Brasil está retomando seu protagonismo global: "O país está recuperando um papel - está voltando a ser protagonista na conversa global sobre cinema. O cinema brasileiro é e sempre foi diverso, político, poético e profundamente humano". Del Toro também comentou sobre a Mostra de SP como palco ideal para lançar Frankenstein no país:
"O festival tem uma energia ousada, abraçando tanto nomes consagrados quanto vozes emergentes. É um espaço que celebra o cinema em toda a sua amplitude e que ressoa profundamente com 'Frankenstein', que é uma história sobre reconquistar sua identidade - sua 'alteridade'."
Qual é a história de Frankenstein?
Descrito por Del Toro como seu projeto dos sonhos, Frankenstein adapta a clássica história de Mary Shelley sobre a criação de um monstro com partes de diversos cadáveres. Além de Oscar Isaac (Cavaleiro da Lua), Mia Goth (Pearl), Charles Dance (Game of Thrones), Lars Mikkelsen (House of Cards), David Bradley (Harry Potter e a Pedra Filosofal) e Christian Convery (Sweet Tooth) e Christoph Waltz (Bastardos Inglórios) também estão no elenco de Frankenstein.
https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/guillermo-del-toro-celebra-o-cinema-brasileiro-diverso-politico-poetico-e-profundamente-humano,f2376abc63c00fb3231786a1c4c1b9e4li2weraz.html?utm_source=clipboard