O evento é um espaço de reflexão e construção coletiva sobre o futuro da previdência públicaO Ministério Público de Rondônia (MPRO) esteve presente na solenidade de abertura do II Congresso Rondoniense de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), realizada na noite de quarta-feira (15/10), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho. O encontro tem como objetivo discutir os desafios e avanços do sistema previdenciário, além de ampliar o acesso à educação sobre o tema.
Promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), o evento reúne gestores, conselheiros, especialistas e servidores públicos para debater a previdência em Rondônia. Com programação até o dia 17, o congresso fortalece a gestão, promove a transparência e aproxima os serviços previdenciários da população.
Representando o Procurador-Geral de Justiça do MPRO, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, a Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, destacou a relevância de refletir sobre o futuro da previdência pública. Ela elogiou a iniciativa por seu papel estratégico na construção de soluções sustentáveis, com foco em temas como equilíbrio atuarial, governança, inteligência artificial e responsabilidade institucional.
A promotora ressaltou ainda o protagonismo do instituto estadual na gestão previdenciária e na promoção de boas práticas administrativas. “Ao longo dos anos, o Iperon tem se consolidado como instituição essencial para a estabilidade e a sustentabilidade do Estado, garantindo direitos conquistados pelos servidores, fortalecendo a confiança na administração pública”, afirmou Flávia Shimizu.
O Congresso
O Congresso se consolida como espaço estratégico de diálogo entre órgãos públicos, voltado à troca de experiências e à construção de soluções para aprimorar o atendimento aos beneficiários da previdência estadual. Com debates sobre sustentabilidade, inovação e territorialidade amazônica, o evento busca integrar conhecimento técnico às realidades da região Norte, considerando desafios como o acesso limitado a serviços e a distância entre municípios. Além de reforçar o compromisso com a transparência na gestão dos recursos, o encontro estimula a cooperação entre instituições, fortalecendo práticas que garantem eficiência e confiança na administração pública.
Com a presença do Ministério Público de Rondônia no II Congresso Rondoniense de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), a instituição reafirma seu compromisso com a defesa do interesse público, a proteção dos direitos sociais e a construção de um Estado cada vez mais eficiente, transparente e comprometido com as pessoas.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
