A SEDCON e o Procon-RJ iniciaram a Operação “Fio a Fio”: empresas de energia, telefonia e internet têm 30 dias para apresentar plano de reordenamento dos cabos.
Imagem meramente ilustrativaA Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ deflagraram, nesta quinta (2/10), a Operação “Fio a Fio”, força-tarefa que mira dois flancos: a repressão à produção, distribuição e venda de cabos elétricos fora da conformidade técnica e a exigência de planos de reordenamento das redes instaladas em postes em todo o estado. A ação envolve Procons municipais, órgãos de segurança e Secretarias de Ordem Pública.
Concessionárias de energia elétrica e operadoras de telefonia e internet serão notificadas e terão 30 dias para detalhar como irão organizar seus cabos e equipamentos. O objetivo é eliminar fios emaranhados, caídos ou abandonados, que degradam a paisagem urbana e oferecem risco de acidentes. O descumprimento sujeita as empresas a sanções administrativas.
“Quem nunca passou por uma rua e se deparou com fios e cabos caídos ou enrolados nos postes? Essa situação é um desrespeito com o consumidor e a cidade. Com a operação, estamos exigindo responsabilidade das empresas na manutenção das redes, eliminando riscos e devolvendo qualidade ao ambiente urbano.” — Gutemberg Fonseca, secretário de Defesa do Consumidor
Fonseca reforça que não é só estética:
“Estamos falando de riscos de choques elétricos, incêndios e acidentes graves. Nossa prioridade é preservar a vida, o bem-estar ecológico e a ambiência urbana, obrigando as empresas a se adequarem.” — Gutemberg Fonseca
No varejo, a operação mira fios e cabos sem padrões ABNT. Produtos irregulares elevam o risco de curto-circuito, choques e incêndios, além de gerar custos com substituições precoces. A orientação ao consumidor é checar o selo do Inmetro antes da compra.
As denúncias podem ser feitas nos canais oficiais da SEDCON e do Procon-RJ, além do Disque Denúncia.
Durante o lançamento, foi assinado protocolo de cooperação técnica entre SEDCON, Procon-RJ e o Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos (Sindicel), prevendo capacitação de agentes, compartilhamento de informações, denúncias qualificadas com base em levantamentos do setor e operações conjuntas para retirar do mercado produtos fora do padrão.
https://diariodorio.com/operacao-fio-a-fio-cobra-plano-em-30-dias-para-organizar-fios-e-mira-cabos-fora-da-norma-no-rj/?utm_source=terra_capa_noticias&utm_medium=referral
