A participação de Rondônia na ABAV EXPO 2025 marcou um capítulo importante para o turismo da região Norte.
O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.900 visitantes, com 3.250 reuniões de negócios e quase 700 comunicadores entre jornalistas e criadores de conteúdo, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor.
A ABAV RO chegou com uma caravana de 25 agentes de viagens de todo o Estado que vieram em busca de networking e boas oportunidades de negócios. A presidente da entidade em Rondônia, Geania Dias afirmou que, “Participar de uma das mais importantes feiras do segmento é reforçar que Rondônia tem potencial e profissionalismo para se posicionar entre os grandes destinos do Brasil”.
Durante os dias de evento, a presença de Rondônia foi marcada não só pela participação institucional, mas também pela articulação entre empresários, guias, agentes de viagem e gestores públicos que levaram o turismo rondoniense para o centro das discussões nacionais.
“Estar na ABAV é entender o tamanho do Brasil quando se fala em turismo e perceber que Porto Velho faz parte desse cenário em expansão. Aqui a gente aprende, compartilha e mostra que a Amazônia tem voz, identidade e um potencial enorme para gerar desenvolvimento sustentável.”, disse o secretário municipal de turismo, Paulo Moraes Júnior.
Selo Amazônia
Entre encontros, experiências e conexões, Rondônia vivenciou um momento histórico com o lançamento do “Selo Amazônia”, uma iniciativa que une os estados da região norte na missão de promover produtos turísticos validados, sustentáveis e comprometidos com a valorização da cultura e da identidade amazônica, com chancela da Embratur.
“Contamos com a adesão dos representantes dos 7 estados da região. É um passo muito importante para todos os envolvidos. Também fizemos ótimos contatos para promoção dos nossos produtos, como: pesca esportiva e etno turismo.”, disse o superintendente de turismo do Estado, Gilvan Pereira que destacou a movimentação no estande do estado que atraiu visitantes, gerou conexões e reforçou o posicionamento de Rondônia como uma das principais portas de entrada para o turismo na Amazônia.
Esse movimento simboliza a integração e o fortalecimento conjunto do turismo amazônico, cada vez mais reconhecido como uma potência nacional e internacional.
Emilli Sousa
Assessoria ABAV RO