
Um estudo realizado entre os dias 24 e 25 de novembro de 2025 pelo Instituto Intelligence Pesquisa e Comunicação, em São Paulo, revela que o prefeito afastado de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), mantém um alto nível de aprovação pública. A pesquisa aponta que 64% dos entrevistados são favoráveis ao retorno de Manga à liderança do Poder Executivo Municipal, e 72% aprovam o modo como ele administrava a cidade.
O levantamento ouviu 600 moradores de Sorocaba, com 16 anos ou mais, e possui uma margem de erro de 4%, com um nível de confiança de 95%. A amostra foi cuidadosamente dividida por critérios como gênero, idade, escolaridade, renda e região, seguindo um método quantitativo com entrevistas presenciais em locais de grande fluxo de pessoas.
Exoneração e visão da inocência
O estudo indica que 69% da população acredita que Rodrigo Manga não cometeu irregularidades que justificassem seu afastamento provisório. Apenas 22% consideraram que o prefeito teve culpa, enquanto 9% optaram por não responder.
A maioria esmagadora se posicionou contra a decisão de afastamento: 72% discordaram da medida, contra 24% que a apoiaram.
Consequências do afastamento na cidade
Para a grande maioria dos entrevistados, a ausência do chefe do executivo prejudicou o andamento dos trabalhos na administração municipal.
Resultados da Pesquisa:
65% afirmam que o afastamento está atrasando o desenvolvimento da cidade.
17% entendem que não houve efeito algum.
10% declaram que a cidade está em melhores condições sem a presença do prefeito.
5% creem que a saída do prefeito representa um retrocesso para Sorocaba.
Avaliação do governo e indicadores de satisfação
A aceitação da gestão Manga permanece elevada: 68% avaliam positivamente (sendo que 40% consideram o desempenho como ótimo e 28% como bom). Outros 15% classificam a administração como regular, e apenas 10% e 6% a consideram ruim e péssima, respectivamente.
O estudo também revela que 68% dos sorocabanos percebem o município em uma fase de “expansão/progresso”, ao passo que 21% acham que Sorocaba está parada e 7% a veem em declínio.
Fato polêmico do dinheiro em espécie
Sobre o evento em que, durante seu afastamento, ele foi filmado distribuindo dinheiro vivo na praia como forma de angariar fundos para a ONG Felizcidade, o episódio teve uma repercussão favorável na opinião pública.
Conforme os dados:71% avaliaram o acontecimento de forma positiva.
73% acreditam que o incidente melhorou a imagem do político.
Melhor prefeito na história
A pesquisa incluiu uma questão sobre quem seria o melhor líder municipal que Sorocaba já teve. Rodrigo Manga lidera com folga a resposta, sendo citado por 45% dos entrevistados.
https://www.correiodointerior.com.br/64-das-pessoas-querem-que-rodrigo-manga-volte-ao-cargo-de-prefeito-de-sorocaba/?utm_source=terra_capa_noticias&utm_medium=referral
