
A Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO) terminou o ciclo de correições na área extrajudicial do biênio 2024/2025. Todos os 111 cartórios passaram por essa inspeção. O objetivo foi conferir, fiscalizar e orientar a regularidade dos serviços prestados, assegurando que as unidades funcionem em conformidade com a lei e ofereçam um bom atendimento ao público.
De acordo com o Departamento Extrajudicial (Depex), da CGJ-RO, neste biênio o foco esteve na promoção da melhoria contínua dos serviços, incluindo aspectos como infraestrutura, atendimento ao público, contabilidade, registros e reconhecimento de assinaturas. Também foi realizada orientação quanto às práticas corretas e uniformização dos procedimentos.
As correições têm caráter fiscalizador e orientador, buscando não apenas identificar irregularidades, mas também apontar boas práticas e recomendar melhorias.
No biênio 2024/2025 foi adotada uma nova abordagem para a realização das correições extrajudiciais, tendo como principal característica a participação ativa do Juízo Corregedor Permanente das comarcas. A nova modalidade consiste na integração direta entre o Juízo Corregedor Permanente, seus assessores e a equipe técnica da CGJ-RO durante o processo de correição. O alinhamento de agendas e aproximação das equipes locais com a Corregedoria favorece a criação de diretrizes uniformes, garantindo que os serviços prestados sejam homogêneos e atendam aos mesmos padrões de excelência.
A expectativa para o próximo biênio é manter a metodologia híbrida que demonstrou eficiência e se consolidou como uma boa prática ao reduzir falhas e ampliar iniciativas de orientação.
Assessoria de Comunicação Institucional
